Conceito » Parábola

Conceito de Parábola




ParabolaO termo parábola apresenta dois usos bem utilizados. Por um lado e no caso da Literatura, parábola se refere à forma literária que consiste em um relato figurado, onde por analogia ou semelhança procederá um ensino relacionado a um tema que não é explícito, isto é, é um acontecimento inventado de onde será tirado um ensino moral.

A parábola teve desde os tempos antigos um fim didático e prova disso é que através deste tipo literário, Jesus dava diversos ensinamentos a seus fiéis seguidores. Nos evangelhos cristãos podemos encontrar uma grande quantidade de parábolas em que se ensinam diferentes assuntos através de situações analógicas.

Suas principais características são: evoca um ambiente, descreve uma ação e seus resultados, envolve um personagem que enfrenta um dilema moral para depois sofrer as consequências dessa escolha, escreve em prosa e pertence ao gênero épico, emprega uma enorme quantidade de metáforas, caráter moralizante ou didático, simula a realidade e fala de acontecimentos cotidianos, narra uma simples ação, singular e consistente, sem circunstâncias que levem à distração.

E outro uso popular apresentado pela palavra parábola está relacionado à matemática, que significa que a parábola é uma seção cônica provocada ao cortar um cone reto com um plano paralelo à diretriz, em outras palavras, é uma curva aberta simétrica relacionada a um eixo que apresenta um único foco e que resultará em cortar um cone circular reto por um plano paralelo a uma de suas geratrizes.

>> Próximo - Que Conceito >>