Conceito de Panteísmo

Existem vários tipos de doutrinas filosóficas, uma delas é o panteísmo, doutrina caracterizada pela extrema aproximação ou identificação total entre Deus e o universo. Neste sentido, a filosofia panteísta conclui que Deus é o universo, ou seja, a divindade se une ao material até o ponto de estabelecer entre ambos uma unificação. Baseando-se neste ponto de vista, Deus está literalmente presente na natureza.

Deus é a natureza

Diferentemente do pensamento escolástico de Tomás de Aquino, onde a criação é uma obra de Deus e consequentemente sua essência, não deixa de ser uma entidade independente da divindade. Pelo contrário, na visão filosófica panteísta não existe uma distância entre Deus e o universo, mas sim uma relação de equivalência criticada por aqueles que consideram que esta doutrina reduz o sentido de transcendência ao idolatrar Deus em tudo.

O termo panteísmo deriva de monismo, ou seja, tudo o que existe está composto por uma única essência. A partir deste ponto de vista, existem vários exemplos que ajudam a compreender o que significa o panteísmo. Dentro deste contexto podemos dizer qualquer planta é Deus. Existem também formas de panteísmo ateu que reduzem a verdadeira realidade em um sentido totalmente materialista.

Adeus à transcendência

A partir deste ponto de vista, vale ressaltar que o panteísmo não tem nada a ver com a onipotência de Deus, esta que é uma qualidade própria da divindade dentro do pensamento escolástico, onde Deus tem precisamente o poder de estar em todas as partes porque sua essência é diferente do material do universo criado.

Uma essência infinita com bases filosóficas

Sua essência é infinita em oposição à essência do universo material que é finito. Dentro do contexto escolástico, a natureza pode ser um meio de conectar-se com a transcendência, uma vez que a cria é reflexo de Deus. Entretanto, no panteísmo, a natureza deixa de ter certo valor para ser um objetivo. O panteísmo não é uma religião, mas sim uma interpretação filosófica do mundo que pode dar lugar a uma cosmologia que adquire seu maior significado a partir de valor do materialismo, este que mostra a verdadeira essência da divindade.

Foto: iStock, bestdesigns

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Panteísmo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/panteismo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Panteísmo