Conceito de Pandemia

PandemiaO termo pandemia se refere à doença de tipo epidêmica utilizada e expandida em muitos países, inclusive através dos continentes e que por consequência afeta a quase toda ou boa parte da população habitada.

Em realidade, é preciso destacar e esclarecer este ponto porque muitas vezes se incorre no erro por desconhecimento do tema, quando uma doença se converte em pandemia não é porque mata a maioria das pessoas que estão infectadas por ela, mas por causa do alto grau de propagação que apresentam, ou seja, a transferência fácil e rápida da mesma através de diferentes áreas geográficas. Por exemplo, doenças como o câncer, afetam a milhares de pessoas em todo o mundo, entretanto, jamais será classificado como pandemia, uma vez que não se transmite através do contato de pessoa a pessoa.

No entanto, a gripe com todas as suas variantes e vírus, pode converter-se em uma pandemia como consequência dessa fácil transmissão e traslado. Ainda mais, sem ter que irmos mais longe ao tempo para encontrar um exemplo, na atualidade, o mundo inteiro se vê afetado e dizimado por uma pandemia. A nova gripe conhecida como Gripe Suína, Influenza A ou vírus H1N1, são os nomes conhecidos em diferentes países e que por causa de sua extensão nos últimos meses, este tipo de gripe que nasce nos porcos, por isso também chamado de gripe suína, conseguiu que a maior organização internacional de saúde, a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarasse como pandemia e elevasse o nível de alerta ao maior nível de classificação, a 6. Este estágio de alerta estabelece que o vírus não só pode ser transmitido de pessoa a pessoa em pelo menos dois países de uma região, mas que, além disso, foi comprovado surto em pelo menos um terceiro país correspondente a uma região diferente.
Mas para deixar claro que quando uma doença é classificada como pandemia, segundo este órgão de saúde, será preciso repassar as condições que propõem... o aparecimento de um novo vírus que não tenha circulado antes e assim não haveria população imune, ou seja, qualquer pessoa pode contrair, que o vírus seja capaz de produzir casos muito graves e por último que tenha capacidade de ser transmitida de pessoa para pessoa com muita facilidade e transcendendo fronteiras.

Vale ressaltar que apesar desde a antiguidade serem registradas pandemias no mundo, na atualidade, a globalização faz com que estejamos hoje no continente americano, amanhã na Europa, depois na Ásia, e com isso contribui com a transmissão e propagação de um vírus como a gripe, por exemplo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Pandemia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/pandemia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Pandemia