Conceito de Palavras Oxítonas

Palavras-Oxitonas-ceuA gramática é o conhecimento que estuda uma língua. Apresenta vários ramos: morfologia, fonologia, sintaxe, etc. A ideia da gramática é estabelecer uma compreensão de cada elemento ou aspecto que forma uma língua.

As palavras podem ser estudadas a partir de vários pontos de vista e um deles é analisar as sílabas. Em uma linguagem simples, poderíamos afirmar que uma sílaba é um pedaço completo de uma palavra.

Segundo a entonação, as palavras têm a seguinte classificação: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. As palavras oxítonas são aquelas que a última sílaba é pronunciada com mais força. Em outras palavras, as oxítonas são aquelas que possuem maior intensidade na última sílaba (também chamada de sílaba tônica), por exemplo, sofá, café, caju, amor. Entretanto, se prestarmos atenção nos exemplos citados, perceberemos que há palavras com acento ortográfico (sofá, café) e outras sem (caju, amor). Todas elas são palavras oxítonas, mas somente algumas têm acento. Segundo a regra da ortografia, as palavras que são acentuadas e terminam em “a(as), e(es), o(os), em, ens” são oxítonas. Esta é a regra geral, embora sempre haja exceções, como as palavras monossílabas (sol, gel, paz), quando a sílaba tônica é formada por ditongo aberto (anéis, ilhéus), quando o I ou o U da sílaba tônica formam hiato (baú, Luís), quando há ditongo e o I ou o U estão no final da palavra (Piauí, tuiuiú).

Quando falamos percebemos a entonação das palavras e isso acontece de maneira natural. Entretanto, o estudo da gramática nos faz lembrar que a intensidade na voz para dizer cada palavra tem sua importância. Na verdade, quando lemos uma palavra nova que ainda não escutamos, sentimos dificuldade em saber sua pronúncia, ou seja, saber qual é a sílaba pronunciada mais forte. Vamos examinar dois exemplos concretos: as palavras animal e boné, ambas são oxítonas. Mas, o que aconteceria se pronunciássemos a penúltima sílaba mais forte? A resposta é simples, as palavras não seriam entendidas e pensariam que somos estrangeiros ou que não sabemos pronunciar.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Palavras Oxítonas. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/palavras-oxitonas >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Palavras Oxítonas