Conceito de Palavra

PalavraA palavra é um som ou conjunto de sons associados a um determinado significado. Também é chamada de palavra a representação gráfica desses sons. No obstante, apesar dessa definição provisória, vale ressaltar que o critério para definir uma palavra tem sido debatido amplamente a partir o ponto de vista linguístico. Podemos destacar que além das pausas iniciais e finais que costumam acompanhar um determinado termo, é importante também explicar a sintaxe, na medida em que uma palavra cumpre com uma determinada função dentro da oração, dependendo da classe que pertence.

Em relação à representação gráfica, a palavra é composta de letras que unidas formam as sílabas, que por sua vez, formam a totalidade da palavra. Quanto à palavra como representação gráfica, cada uma destas sílabas no gráfico se chama "fonema" que necessita de um aparelho fonador ou da voz para poder pronunciá-las e expressá-las. A unidade mínima é a letra, enquanto que o conjunto maior é o texto.

Uma palavra também pode distinguir-se por possuir um acento. As palavras que levam acento explícito são chamadas de tônicas, pois usam o acento escrito. As que possuem acento, mas que não são escritas são chamadas de "átonas" o também com acento prosódico. Em várias línguas, como por exemplo, no espanhol, a sílaba que está o acento pode variar conforme a palavra. Nestes casos, as palavras são classificadas da seguinte maneira: oxítonas, que são caracterizadas por ter um acento que cai na última sílaba (sempre e quando termine em "m", "s" ou vogal); paroxítonas, caracterizadas por ter um acento que cai na penúltima sílaba (sempre e quando termine em consoante que não seja "n" ou "s"); proparoxítonas, que se caracterizam por ter um acento que cai na antepenúltima sílaba e que todas elas são acentuadas.

Além disso, as palavras podem ser classificadas por seu número de sílabas. Assim quando apresentam uma sílaba apenas são chamadas de monossílabas, quando tem duas se chamam dissílabas, quando tem três se chamam trissílabas e quando possuem mais de quatro são chamadas de polissílabas.

Em um aspecto semiótico, a palavra é chamada de "enunciado" e a profundidade de estudo de cada enunciado é maior. A semiótica é a disciplina que estuda os "signos" linguísticos no contexto da vida social e da interpretação humana. Assim, cada enunciado tem um significado e um significante. O significado é o que formalmente compõe a palavra, enquanto que o significante é a imagem mental que essa palavra nos produz ao pronunciá-la e escutá-la.

Na atualidade, a linguística segue tentando novas descrições daquilo que constitui uma palavra e de suas funções para alcançar explicações teóricas mais satisfatórias que as existentes.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Palavra