Conceito de Paixão

paixao-casalChamamos de paixão ao sentimento ou emoção intensa que um ser humano pode professar por outro, como é o caso de uma forte inclinação ou preferência que um indivíduo manifesta pelo outro, normalmente do sexo oposto, mas que também pode manifestar-se por uma pessoa do mesmo sexo.

Assim mesmo, as paixões não se reduzem unicamente aos seres humanos, mas que também podem despertar esses sentimentos a determinadas coisas tangíveis como um livro, uma música, um objeto, entre outros.

Por outro lado, uma paixão pode ser representada não só por uma pessoa do sexo oposto, do mesmo sexo ou de um objeto, mas também uma afeição em colecionar brinquedos antigos, por exemplo, pode ser considerada como uma autentica paixão.

No entanto, com o termo paixão podemos expressar também algo absolutamente oposto ao que mencionamos, pois esta palavra pode ser utilizada para explicar um forte falecimento ou sofrimento.

Este termo apresenta um significado especial dentro da doutrina cristã, pois a Paixão de Cristo acontece por causa dos vários sofrimentos físicos e psíquicos que Jesus, o filho de Deus, teve que enfrentar na hora de sua crucificação.

Todas as etapas e momentos que compreendem desde o momento em que Jesus foi aprisionado até sua crucificação e sepultura, são conhecidos mundialmente como Paixão de Cristo.

Imagem: iStock. Annebaek

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Paixão