Conceito » Paisagem

Conceito de Paisagem




Se pode perfeitamente discutir o conceito do termo paisagem, porém todos estão de acordo que esse termo, paisagem, se pode definir como elemento comum de uma zona de terreno que se plasma desde a visão de quem observa. Podemos relacionar vários tipos de paisagens entre elas estão as paisagens urbanas, paisagens naturais. Podemos apreciar as paisagens de forma natural observando esse lugar bonito e especial que enche os olhos de que aprecia.

A visão particular do observador sobre o que vê, a beleza infundida no mesmo que desperta interesses e sentimentos de felicidade, alegria, fantasia e até mesmo de tristeza e melancolia. Sentimentos revelados em cada um de acordo com o que a paisagem apresenta e pela forma individual de interpretá-la.

A paisagem é um dos conceitos mais importantes dentro da geografia. Para alguns, o estudo das paisagens é algo de suma importância e para outros a geografia deixaria de ter tanta importância sem a paisagem. Existem também aqueles que pregam a existência de uma ciência baseada na paisagem.

A paisagem pode ser retratada por artistas fotográficos ou pintores que tem precisamente a especialização única de retratar somente paisagem e geralmente conseguem definir num quadro ou numa imagem vários sentidos de uma mesma paisagem. Se retratam paisagens de todos os tipos e de todas as cores, de montanhas, de jardins, de palácios medievais, de plantações de trigo e de tulipas, de muitas flores, paisagens desérticas, paisagens com animais, paisagens celestes, enfim, se pode retratar qualquer tipo de paisagem do planeta e fora dele.

A utopia também está presente na paisagem. Existem paisagens que se contemplam em calendários e que nós nunca pudemos conhecer pessoalmente, mas gostaríamos de poder algum dia aprecia-la de perto e estar presentes nos bucólicos lugares refletidos nessas imagens.

A paisagem pode ser vista em qualquer lugar que estejamos. Até mesmo da janela de nossa casa podemos ver paisagens pitorescas de nossa rua, de um bosque detrás de onde nós residimos, prédios antigos que trazem à nossa memória outros tempos, quiçá românticos e carregados de lembranças de tempos idos que fizeram parte de nossa infância e juventude.Tempos distantes que nos transmitem melancolia através de uma paisagem.

>> Próximo - Que Conceito >>