Conceito de País

PaisO conceito de país é sem dúvida um dos mais belos e mais complexos conceitos criados pelo ser humano, pois está relacionado não só por questões geográficas ou políticas, mas também com os aspectos emocionais de cada grupo social, assim como também com a identidade e o sentido de pertence. Entendemos por país como aquele território delimitado geograficamente que engloba a um determinado grupo da população e recursos naturais. Neste sentido, a população que forma parte de um país compartilha elementos culturais, políticos e sociais que fazem desse país uma região única no planeta.

O país está delimitado principalmente a nível geográfico, isto é, ele mostra seus limites físicos e territoriais de maneira mais ou menos clara (embora em inúmeras ocasiões surjam conflitos entre diferentes populações em relação a estas questões). Neste sentido, podemos destacar que o país é a forma mais comum e utilizada para delimitar os territórios do planeta Terra, embora também existam outras formas, tais como as dependências políticas, as comunidades autônomas, regiões independentes, etc. Em geral, e a nível geográfico, um país é a esfera que engloba a diversas regiões mais ou menos autônomas que respondem a um poder político central.

Além disso, o estabelecimento de um país tem a ver com questões relacionas à cultura, à identidade e às vivências de uma sociedade particular. Assim, os produtos culturais e vivenciais de um país são especialmente únicos e exclusivos, pois são o resultado de séculos de existência dessas populações, assim como seus estilos de vida, suas crenças, seus valores e suas atividades diárias.

Por outro lado, a noção de país está relacionada com a noção de Estado e de Nação. Em primeiro lugar, o Estado é a representação política do país, aquela instituição superior que todos os habitantes devem responder de forma consensual e pacífica. A Nação está relacionada com o país, pois é o sentimento de pertence e identidade que une o povo em relação às questões geográficas ou militares.

O processo atual de globalização transformou sem dúvidas a noção de país, pois estabelece a queda de fronteiras geográficas, econômicas, políticas e culturais que normalmente servem para delimitar o espaço próprio de cada país. Embora ainda não tenham desaparecido elementos característicos da noção de país, a tendência para a integração e a comunicação ilimitada é cada vez mais inevitável.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados País