Conceito de Oximoro

OximoroAs figuras literárias são grandes aliadas da literatura na hora de apresentar as palavras de nosso idioma de maneira totalmente excepcional e fora do comum. Costuma-se dizer que a literatura é onde mais se consegue esse efeito proposto.

No entanto, o conceito que vamos tratar agora se refere justamente a uma dessas figuras literárias. O oximoro é uma das figuras de linguagem dentro do grupo das figuras de pensamento que afeta o significado dos termos especialmente a categoria das figuras lógicas, pois seu objetivo é estabelecer uma relação lógica entre as ideias propostas em um mesmo texto, sendo a relação de oposto, contraste ou antinomia sua verdadeira proposta.

O oximoro utiliza dois conceitos opostos para gerar outro conceito com sentido novo e um conteúdo metafórico que demanda uma interpretação nesse mesmo sentido por parte do receptor.

No entanto, devemos destacar que esta figura literária funciona satisfatoriamente com a aplicação de um sentido metafórico, porque do contrário, se fosse literal, não teria sentido o que se diz e seria decodificada como incoerente.

A poesia, por exemplo, é uma grande empregadora deste tipo de figura literária. “Em sua despedida, seus beijos eram sentidos como se fosse um fogo gelado”, este é um exemplo claro de dois conceitos que se contrastam, o fogo e o gelado, eles oferecem ao leitor ou receptor uma metáfora que mescla sentimentos, tristeza e amor no momento da despedida do amado.

Vale ressaltar que esta figura literária também permite ao autor expressar determinadas ideias, sentimentos sarcásticos e irônicos através de uma expressão que a priori parece pouco lógica.

É importante também não confundir o oximoro com a antítese e o paradoxo, algo que habitualmente acontece. O primeiro contrasta frases ou termos que apresentam significados diferentes, já a segunda se refere à contradição de algo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Oximoro. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/oximoro >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Oximoro