Conceito de Oxigenoterapia

OxigenoterapiaA oxigenoterapia é o nome de um tratamento terapêutico que consiste em fornecer oxigênio ao paciente em questão, além do ar natural disponível.

Naqueles casos em que os pacientes apresentam um déficit neste aspecto, seja por uma condição ambiental ou geográfica, ou até mesmo por alguma doença, os médicos indicam a aplicação de oxigênio como se fosse um medicamento corrente para amenizar ou eliminar os sintomas de falta de ar, chamados formalmente de hipóxia.

Como sabemos que o oxigênio é vital para a vida de qualquer ser do planeta, sem ele seria impossível a existência de qualquer organismo vivo, por isso é tão importante sua presença como sua ausência.

Sem dúvida, existe uma patologia específica e um médico para tratar e controlar o oxigênio do paciente. O procedimento não pode ser realizado de maneira alguma sem o acompanhamento de um profissional que prescreve as doses certas para o paciente. Este processo é importantíssimo porque se o oxigênio for administrado em excesso pode ocasionar sérios danos e um efeito contrário com a parada na respiração do paciente.

Para que o paciente receba oxigênio de acordo, existem diversos elementos como as cânulas nasais e as máscaras especiais que são responsáveis por permitir que este elemento químico gasoso ingresse no organismo.

A insuficiência respiratória que acontece devido a alguma doença ou algum outro estado de saúde é uma das razões mais frequentes em que um médico decide aplicar oxigênio adicional a um paciente. Se isso não ocorresse certamente o sujeito estaria em perigo ou com a situação complicada.

Existem certas doenças como o enfisema pulmonar ou alguma outra doença crônica nos brônquios que demanda o paciente a submeter-se a uma regular administração de oxigênio, ou seja, a oxigenoterapia; para dessa maneira fazer com que as células recebam o oxigênio ideal e com isso melhore sua qualidade de vida.

Assim, a oxigenoterapia é uma grande aliada da medicina na hora de melhorar a saúde e a qualidade de vida dos pacientes afetados com algum tipo de complicação respiratória.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Oxigenoterapia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/oxigenoterapia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Oxigenoterapia