Conceito de Óxido

O conceito óxido faz parte da terminologia empregada na química. Um óxido básico é o composto obtido da reação de um metal com o oxigênio (por exemplo, a reação do ferro da roda da bicicleta com o oxigênio do ar forma um óxido de ferro).

Os diferentes compostos são denominados com a palavra óxido seguidos do nome do metal, por exemplo, óxido de sódio, de alumínio ou de cálcio. Isso ocorre quando o metal tem apenas uma valência. No caso do metal possuir duas valências se usa a terminação oso para o menor e a terminação ico para o maior (por exemplo, o ferro tem 2 ou 3 valências e se trabalharmos com um componente menor ele se chamará ferroso, já com um composto maior ele se chamará óxido férrico).

Fórmula química

Observando uma fórmula química, em seu lado esquerdo há um reagente (um metal mais o oxigênio) e em seu lado direito aparece o produto que se forma a partir do reagente (por exemplo, cálcio + oxigênio = óxido de cálcio).

A transformação de um corpo devido à ação do oxigênio é um fenômeno muito comum que afeta aqueles objetos de metal que estão ao ar livre. Esses objetos sofrem um desgaste onde são aplicadas substâncias antioxidantes.

Em qualquer processo de oxidação química ocorre uma redução, processo em que uma substância química perde uma série de elétrons. O desenvolvimento da oxidação é variável quanto à rapidez da deterioração, mas normalmente trata-se de um processo lento e que pode afetar um metal ou o próprio corpo humano.

A oxidação além da química

Embora o óxido seja propriamente um processo químico, em nossa linguagem cotidiana é utilizado com frequência para referir-se à incapacidade física e metal, além de ser uma transformação química. Se uma pessoa não tem o hábito de exercitar a mente e logo realiza um intenso esforço intelectual podemos dizer que “tem um cérebro oxidado”. Algo parecido ocorre quando não se realiza exercício físico com regularidade, o qual produz um efeito de desgaste e de deterioração funcional semelhante à oxidação.

Deve-se levar em conta que a oxidação referente ao corpo humano acontece simplesmente pelo fato de respirar e consumir energia, gerando os conhecidos radicais livres (células que causam a oxidação e que carecem de elétrons suficientes).

Foto: iStock - pepmiba

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Óxido. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/oxido >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Óxido