Conceito de Oxidação

OxidacaoA oxidação é um processo químico que produz a transformação de um corpo em consequência da ação do oxigênio ou de um oxidante (elemento ou material que oxida) como é o caso do oxigênio considerado um oxidante por excelência.

Sempre que um elemento entra em contato com o oxigênio ou com o ar, basicamente gera oxidação, no entanto, na maioria das vezes, isso acontece com os elementos metálicos que se expõem ao contato direto tanto com o oxigênio como com a água também.

Desta forma, o processo de oxigenação gera óxido. O óxido é justamente um componente que se obtém da combinação de um elemento de metal com o oxigênio. No entanto, é fácil de ser reconhecido porque o objeto que realiza esta transformação pode apreciar uma camada de cor parda e avermelhada. Qualquer metal exposto ao ar ou à umidade sofre este processo e assim determina sua coloração característica.

Um exemplo claro pode ser observado nos típicos bancos de ferro instalados nos jardins e que certamente já foi visto pela grande maioria das pessoas na casa de campo da avó ou em alguma outra casa antiga. Com o passar do tempo, a exposição ao ar e as mais variadas condições climáticas oxidam esses bancos.

Vale destacar que nos últimos anos, essa oxidação natural sofrida com o ferro se tornou uma tendência no mundo da decoração. A maioria das pessoas que curtem as antiguidades buscam especialmente essas peças de ferro oxidadas por tratar-se de uma estética singular vinculada à história da peça e que, além disso, garante sua autenticidade em matéria de antiguidade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Oxidação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/oxidacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Oxidação