Conceito de Óvulo

ovuloO óvulo é uma célula reprodutora feminina, além de ser a maior célula do organismo. Esta célula se forma no ovário feminino durante o desenvolvimento fetal e duro ao longo de toda sua vida. Uma vez desenvolvido, ocorrem os ciclos menstruais e todos os meses ele cresce e desenvolve um ou dois óvulos.

Etapas e processos

Durante a fase inicial do ciclo menstrual, os níveis de hormônio feminino estrógeno aumentam progressivamente, o que estimula o crescimento do óvulo dentro de uma estrutura semelhante a um quisto cheio de líquido chamado folículo. Ao chegar próximo da metade do ciclo, os níveis de estrógeno estimulam a hipófise que liberam um hormônio conhecido como LH (hormônio luteinizante) estimulando assim o desenvolvimento do óvulo. Com a ruptura do folículo, o óvulo é liberado e passa para a trompa de falópio em direção ao útero, por onde permanece um curto período de tempo na espera de ser fecundado.

Quando ocorre a fecundação, o folículo rompido se converte em uma estrutura chamada corpo lúteo que começa a produzir progesterona ocorrendo assim a formação de um novo ser. No caso do óvulo não ser fecundado, os níveis hormonais diminuem ocasionando o sangramento menstrual que se deve à descamação da camada interna do útero ou endométrio.

Estrutura do óvulo

O óvulo é uma célula grande, seu diâmetro alcança os 0,13 mm, é uma célula que precisa de mecanismos para sua mobilização.

Esta célula se forma nos ovários durante o desenvolvimento embrionário em um processo conhecido como ovogênese. A primeira parte do processo diminui o número de cromossomos pela metade, onde seu cariótipo é de 23 X, ou seja, possui 23 cromossomos autossômicos e um cromossomo sexual feminino X. Assim que a menina chega à puberdade os óvulos se renovam através do estímulo hormonal.

Uma vida de informação

O óvulo possui em seu núcleo metade da informação genética para formar um novo ser, a outra metade vem do espermatozoide definindo assim o sexo do novo indivíduo. Esta célula se encontra rodeada de várias camadas: a primeira camada, chamada de zona pelúcida, tem como função proteger o óvulo e facilitar a adesão dos espermatozoides; fora desta existe uma segunda camada de células foliculares que formam a coroa radiada e, finalmente, uma terceira camada de células granulosas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Óvulo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/ovulo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Óvulo