Conceito de Ovo de Páscoa

Ovo-de-PascoaPresentear com um ovo de Páscoa faz parte de uma tradição própria do Cristianismo. Em relação a sua origem, os historiadores não estão de acordo sobre o momento preciso em que se iniciou esta tradição. No entanto, considera-se que este costume teve início na Europa, em plena Idade Média.

Uma proibição no Domingo

Na Idade Média foi estabelecida à proibição do consumo de ovos durante a Quaresma. Esta proibição tinha um sentido já que a Quaresma é um período de recolhimento espiritual no qual os cristãos devem se preparar para a Páscoa (a comemoração da ressurreição de Cristo). Por não poder consumir os ovos, eles se acumulavam ao longo dos dias. Por este motivo, tinham que encontrar uma solução devido à grande quantidade de ovos acumulados. Então, a solução encontrada foi dar de presente os ovos acumulados no Domingo de ressurreição, assim que o período de Quaresma tivesse terminado e a proibição deixasse de estar em vigor.

Os ovos que serviam como presentes tinham um valor simbólico muito importante. Por um lado, o domingo de Páscoa coincidia com o início da primavera, o que representa o florescimento da vida. Do ponto de vista religioso, a ressurreição de Cristo é uma mensagem de salvação para os cristãos, ou seja, a crença de uma nova vida após a morte.

A introdução do chocolate

Durante séculos se manteve a tradição de presentear com ovos de Páscoa. No entanto, a partir do século XVIII foi acrescentada uma mudança significativa: os ovos eram esvaziados e recheados com chocolate.

Um fenômeno em forma de chocolate

Deve-se levar em conta que o chocolate procedente da América já era um produto conhecido em todo o mundo. Desta maneira, o ovo de Páscoa de chocolate se tornou um presente muito popular na Espanha, especialmente em toda a área do Mediterrâneo (Valência, Catalunha e Ilhas Baleares).

Por esse motivo, durante a Semana Santa, os padeiros e confeiteiros enfeitavam os ovos de chocolate de forma artesanal com figuras decorativas bem chamativas. No Domingo de Páscoa, as crianças recebiam de seus respectivos padrinhos um ovo de Páscoa de chocolate como um presente muito especial. Curiosamente, estes ovos são conhecidos como monas de Páscoa (a palavra mona provém do árabe munna e significa um presente que os muçulmanos ofereciam a seus senhores). Esse costume também existe entre os russos ortodoxos, na Itália e na França, mas é na Espanha que esta festividade se encontra mais enraizada.

Foto: iStock, nimis69

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Ovo de Páscoa. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/ovo-de-pascoa >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Ovo de Páscoa