Conceito de OVNI

OVNIAs siglas OVNI formam um acrônimo bem popular que significa: objeto voador não identificado. Esta é uma tradução inglesa das siglas UFO (Unidentified Flying Objet).

Como seu próprio nome diz, um OVNI pode ser qualquer objeto que voa e que não é reconhecido. Observa-se, portanto, que em sua denominação, OVNI, há certa confusão, já que aquilo que supostamente voa poder ser algo real ou imaginário, um fenômeno natural estranho ou a presença de uma aeronave extraterrestre.

O fenômeno OVNI

Os especialistas que estudam tudo o que está relacionado aos OVNIS são os ufólogos. Estes profissionais tentam esclarecer uma questão polêmica: se avistar naves espaciais ou discos voadores é uma prova da existência de seres extraterrestres ou se isso trata-se de uma invenção, fantasia ou simplesmente de uma mentira. Estas duas possibilidades opostas criam um debate permanente e que ainda não foi resolvido de forma definitiva. Por este motivo quando se fala em OVNI, trata-se de uma questão cheia de polêmica e mistério.

Dois fundamentos básicos para os que acreditam em Ovnis

Os defensores da veracidade do fenômeno OVNI se baseiam em duas ideias. Por um lado, a lógica de pensar que os humanos não são os únicos seres de todo o universo. Por outro lado, há uma série de dados e provas que apontam a possibilidade da existência de óvnis, por isso não há como pensar que estas provas sejam falsas.

Aqueles que consideram que o fenômeno OVNI não tem um fundamento real se baseiam em dois argumentos. Por um lado, ainda não apareceu nenhuma prova definitiva e inquestionável sobre a credibilidade da existência desses objetos. Além do mais, existem muitos casos de engano e manipulação de objetos procedentes de outras galáxias.

Início dos movimentos em torno do termo Ovni

Estas duas posturas se mantêm há décadas. O fenômeno OVNI teve início após a 2ª Guerra Mundial, embora alguns analistas afirmem sua existência desde a antiguidade.

Longe dos debates e das polêmicas, o fenômeno OVNI está relacionado a outras áreas: às visitas turísticas (como na cidade de Roswell nos Estados Unidos), ao gênero da ciência-ficção, aos debates televisivos, às curiosas teorias sobre a presença de extraterrestres na Terra, entre outras.

Enfim, há mais perguntas relacionadas aos OVNIS do que respostas, todo esse mistério traz histórias atrativas não deixando indiferentes nem os seus partidários como também os seus detratores.

Foto: iStock, gremlin

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados OVNI