Conceito de Ouvinte

OuvinteO ouvinte é a pessoa que escuta uma informação. Tradicionalmente, fala-se muito do ouvinte radiofônico, uma vez que nesse meio de comunicação o único sentido envolvido é a audição; circunstância que não ocorre com o meio televisivo e que neste caso se fala do espectador.

Em um filme no cinema, numa peça de teatro ou num programa de televisão, quem atua como público recebe a informação através de dois sentidos: a visão e a audição. Os dois interagem da mesma forma e não haveria sentido algum renunciar a um deles. No caso do rádio, a audição é determinante e o fator visual é inexistente. Por este motivo, o seguidor de um programa de rádio é conhecido como ouvinte.

O papel do ouvinte no rádio

Há muitas maneiras de ser um ouvinte radiofônico: pode ser deitado na cama, dirigindo o carro, enquanto está cozinhando, tomando banho, entre outras ações. A atitude do ouvinte pode ser passiva como um simples receptor. Entretanto, muitos programas “abrem os microfones” para a participação do ouvinte. Esta é uma maneira de incorporar um novo papel na comunicação, de tal forma que se adota uma postura ativa por parte de quem escuta. Quando isso acontece, o ouvinte é o protagonista do programa e durante alguns segundos ou minutos se torna o locutor. Este fenômeno é muito particular e exclusivo deste meio de comunicação. Por isso, não é estranho ouvir falar sobre “a magia do rádio”.

Entendendo a ideia de “abrir os microfones”

O recurso de “abrir os microfones” à participação do público consegue dinamizar a informação, torná-la mais aberta e promover o debate.

Em alguns programas, o ouvinte é o principal ator e protagonista, especialmente em certas jornadas noturnas, onde essas testemunhas são as que conduzem o programa.

Participar como ouvinte

Quando qualquer pessoa deseja adquirir conhecimentos acadêmicos oficiais, ela se matricula em alguma escola, faculdade ou outra instituição deste tipo. Entretanto, em certos casos ela recorre a uma alternativa: a participação como ouvinte. Esse tipo de aluno não pretende uma graduação, simplesmente tem interesse por alguns assuntos. Esta modalidade não é comum no mundo acadêmico e pode ser considerada minoritária.

A participação como ouvinte pode ser aplicada a outro tipo de situação. Vamos pensar num fórum de discussão, em uma pessoa que não cumpre com os requisitos para participar, mas que obtém autorização para isso. Neste caso, seu papel é secundário, pois sendo apenas um ouvinte sua participação não tem o mesmo efeito que o resto dos componentes do fórum.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Ouvinte. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/ouvinte >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Ouvinte