Conceito de Ouvido

Ouvido

O ouvido faz parte dos cinco sentidos dos seres humanos e é aquele que nos permite perceber os sons.

Além disso, o termo ouvido se refere ao órgão que facilita as audições. Trata-se de um órgão que é muito desenvolvido, especialmente nos mamíferos inferiores terrestres e aquáticos, como os felinos, tais como o jaguar, o leopardo, o tigre, além dos cetáceos grandes.

O ouvido pode ser divido em três partes: o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno.

Tanto o ouvido externo como o médio são os encarregados de coletar as ondas sonoras para depois encaminhá-las ao ouvido interno que, por sua vez, estimulam os receptores da origem do nervo auditivo.

O ouvido externo compreende as seguintes partes: o pavilhão e o canal auditivo externo, no entanto, o ouvido médio é composto por um conjunto de cavidades cheias de ar, considerando como importantes a caixa do tímpano (formada pelos ossículos martelo, bigorna e estribo) e a trompa de Eustáquio, associada às vias áreas superiores.

E finalmente, o ouvido interno, está composto pelo labirinto ósseo e membranoso, deste último nascem as vias nervosas acústicas e vestibulares. O labirinto corresponde a uma função determinante como a manutenção da orientação espacial e do equilíbrio estático e dinâmico do indivíduo.

Então, os ouvidos não só nos ajudam a coletar, processar e enviar os sinais sonoros ao cérebro, mas também nos ajudam a manter o equilíbrio.

Também, o ouvido é considerado um órgão da comunicação, sendo assim, está relacionado à emoção dos ser, inclusive antes do seu nascimento, por isso, tudo o que o bebê escuta desde a barriga da mãe, de alguma maneira vai moldando sua personalidade futura.

Acredita-se que em perfeitas condições o ouvido humano pode receber sons de até 130 decibéis.

E por outro lado, a aptidão que nos permite perceber e em seguida reproduzir sons musicais também é chamada de ouvido. Meu irmão aprendeu a tocar violão de ouvido, jamais teve aula com um professor.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Ouvido. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/ouvido >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Ouvido