Conceito de Otorrinolaringologia

OtorrinolaringologiaA otorrinolaringologia é um princípio da medicina que afeta os seguintes órgãos: as vias respiratórias e digestivas superiores, três órgãos dos sentidos (paladar, audição e olfato), o sistema vestibular central que cuida do equilíbrio e o aparelho de fonação (as cordas vocais).

Assim, a diversidade de patologias que aborda essa disciplina justifica o imenso nome que tem. Esse nome é formado pela união de quatro palavras: oto significa orelha, rinoceronte que significa nariz, laringe que se refere à laringe e logia que significa conhecimento ou ciência.

Esta disciplina médica tem uma característica evidente: é bem variada. Na verdade, tem uma dimensão médica tradicional (a consulta médica), mas também cirúrgica. Por outro lado, atende toda a população, tanto a homens como mulheres, crianças e idosos.

Doenças específicas e métodos de diagnósticos

Como qualquer outro ramo da medicina, a otorrinolaringologia foca na prevenção das doenças, no seu diagnóstico e seu tratamento. Se tivermos que fazer uma pequena lista das patologias mais comuns da otorrinolaringologia, as mais conhecidas seriam: tontura, disfonia, obstrução nasal, dor de garganta, dor de ouvido (otalgia), problemas auditivos (perda auditiva), laringite, pólipos, sinusite, ronco, apneia do sono e muitas outras.

Resumindo, o método de diagnóstico utilizado nesta especialidade está baseado em uma abordagem geral (a história clínica e a radiologia convencional), junto a uma série de testes mais específicos (otoscopia, rinoscopia, laringoscopia ou faringoscopia).

A otorrinolaringologia em relação às crianças.

A medicina tem uma estrutura cada vez mais especializada e alguns de seus ramos estão destinadas às doenças infantis. Neste caso, o otorrinolaringologista especializado em crianças trata de uma série de complicações típicas.

Em primeiro lugar, é muito comum que as crianças se sufoquem e tenham que ir para a emergência. Em casos de surdez é necessário um implante coclear. Também é bastante comum a cirurgia das amídalas ou a rinite alérgica.

Vale lembrar que as crianças apresentam sempre alguns problemas de saúde específicos. Provavelmente, o mais comum é a infecção de ouvido conhecida como otite, esta causa uma disfunção da trompa de Eustáquio e ocorre nas crianças em que o canal auditivo ainda não amadureceu o suficiente.

Foto: iStock - vgajic

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Otorrinolaringologia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/otorrinolaringologia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Otorrinolaringologia