Conceito de Otimização (informática)

Otimização (informática)O otimização na informática é a maneira de fazer funcionar qualquer sistema (seja ele hardware o software) de forma mais rápida, estável e constante possível. Os sistemas mecânicos de um computador PC ou portátil, com o passar do tempo, o mesmo vai se deteriorando e a otimização seria sua limpeza, de fato, quanto mais higiene melhor o funcionamento, mas isso nem sempre é possível. O trabalho de otimização seria mais completo se a limpeza pudesse acrescentar algum componente novo para tornar o PC mais rápido, como as placas de vídeo potentes e as memórias RAM.

A otimização de software em um computador consiste em retirar os programas não usados com frequência, eliminar programas espião, vírus, etc.

A otimização deveria fazer com que o computador ficasse sempre mais rápido e confiável. Existem programas no mercado da informática que prometem uma otimização no computador, no entanto, deve ser feita primeiramente uma avaliação do sistema para determinar qual programa otimizador poderá cumprir a função de melhorar o sistema operacional.

Otimizar um PC deveria ser sempre realizado por uma pessoa que entenda de informática, mas cabe ainda possibilidade de alguém que não entenda muito bem realizar o procedimento. Neste aspecto, é imprescindível consultar algum especialista ou conhecido de confiança da área que tenha conhecimentos e experiência para poder dar uma assessoria no caso.

Em geral, qualquer coisa pode ser otimizada, entretanto, precisa-se de conhecimentos básicos para empreender nesta tarefa. A otimização informática é necessária devido aos sistemas informáticos estarem em constante evolução, isso é especialmente certo na internet, pois toda vez que é exigida mais potência do PC, ele tem acesso a mais conteúdos. Uma otimização de um sistema deve ser feito de forma regular, senão toda vez que percebêssemos que algo não está certo, deveríamos apenas reparar e deixar poucos recursos econômicos para otimizar.

Seria fantástico que os próprios computadores pudessem otimizar a si mesmos, pois isso faria com que economizássemos dinheiro e evitássemos preocupações, embora com o poder da nossa informação eles podem deixar as coisas como estão.

Além disso, pode-se otimizar melhorando a forma de trabalho, isso na informática significa corrigir algo em 7 passos, por exemplo, fazer o mesmo trabalho em apenas 4 passos, esta redução torna o trabalho mais simples de ser feito e pode-se esquematizar para ensinar o mesmo trabalho a outros.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Otimização (informática). QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/otimizacao-informatica >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Otimização (informática)