Conceito de Otário

otario

Dentro da gíria, um personagem pouco inteligente

O termo otário é uma gíria muito comum em vários países da América Latina. É empregado para referir-se a uma pessoa de pouca inteligência que costuma ser muito fácil de enganar em qualquer aspecto.

Inclusive é uma gíria hiperpopular na Argentina e usada para referir às pessoas que possuem essas características já mencionadas. Além disso, no tango, que é uma das expressões culturais mais significativas desse país, o termo otário costuma aparecer com frequência nas mais variadas composições desse estilo.

“O João é tão otário que deixou roubarem sua moto na porta de sua casa”

A partir desta frase podemos deduzir e concluir que, otário, é uma pessoa considerada fácil de enganar e tirar proveito. É por isso que normalmente este tipo de pessoa costuma cair nas garras dos caloteiros, são pessoas de profunda perspicácia na hora de identificar esse tipo de personalidade para poder aplicar seus golpes.

Enfim, a palavra otário é aplicada ao outro com um sentido pejorativo e negativo.

Um tipo de mamífero aquático, mas adaptado ao plano terrestre

Há um segundo significado para este conceito que se referem a um tipo especial de mamíferos, os otáridos ou otariidaes, similares às focas. São pinípedes totalmente adaptados ao mundo aquático, possuem corpo comprido, patas pequenas em forma de barbatanas e nadadeiras. Os ursos, lobos e leões marinhos são os representantes mais famosos desta família.

Embora sejam confundidas com as focas, as principais diferenças radicam nas orelhas e na facilidade de caminhar sobre a superfície terrestre. Este último aspecto conta positivamente com o fato de que as patas traseiras se localizem mais a frente. De todas as maneiras, sua adaptação é fantástica para nadar.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Otário. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/otario >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Otário