Conceito de Otaku

OtakuA palavra otaku pertence ao idioma japonês e se refere às pessoas que são fanáticas por alguma atividade ou passatempo em particular. Além disso, este termo apresenta uma conotação negativa na cultura japonesa através de pessoas que são consideradas nerds ou sabichonas.

Este termo tem ultrapassado os limites de sua origem e passou a ser utilizado no Ocidente para referir a todo indivíduo que é fanático por mangás, ou seja, desenhos animados típicos da cultura japonesa.

O mangá representa para os japoneses o mesmo que as histórias em quadrinhos representam no ocidente. E animé é o termo usado no Japão para referir a esses desenhos animados com mais movimento.

Assim, quando um ocidental é fanático por esses assuntos da cultura japonesa é chamado de otaku.

Vale destacar que devido à fabulosa difusão desses animés e mangás na cultura ocidental, surgiram os otakus que, como o passar do tempo, se multiplicaram conforme o progresso da disseminação desses mencionados produtos culturais.

Inclusive, em muitas capitais do Ocidente, os otakus são tribos urbanas frequentes nas ruas das cidades.

Assim como os punks que ficam em praças ou outros redutos públicos com suas cabeleiras raspadas nas laterais e topetes volumosos, os darks se confundem por tanta cor preta em sua vestimenta, os otakus se caracterizam por reunir-se em lugares públicos e vestir-se da mesma forma que os personagens dos mangás ou animés.

Geralmente os otakus que se reúnem nessas condições são adolescentes com muita vontade de manifestar sua paixão pela cultura japonesa.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Otaku. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/otaku >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Otaku