Conceito de Ostracismo

OstracismoO termo ostracismo é um conceito muito importante em termos sociais e históricos, pois se refere ao ato em que uma sociedade decide afastar o indivíduo ou elemento que considera perigoso. Além disso, o ostracismo também pode ser uma decisão pessoal quando o indivíduo considera que é perigoso para si mesmo manter-se em sociedade, seja por razões políticas, culturais ou sociais, e assim decide afastar-se, ou seja, abandonar esse lugar e dirigir-se a outro.

O termo ostracismo provém do grego ostrakon que representa a ideia de exílio ou afastamento. Na Grécia Antiga, a prática do ostracismo era muito comum quando uma pólis considerava que um indivíduo podia ser perigoso para o bem-estar e para a segurança da população, que o exilava ou obrigava a afastar-se dali. Esta expulsão era entendida como uma humilhação e o interessante é que em muitos casos, o ostracismo não era um ato que se aplicava somente nas áreas mais humildes da sociedade, ou seja, não havia privilégios ou heranças. Assim, em vários momentos da história da Grécia Antiga, muitos personagens que ocuparam importantes cargos políticos foram exilados ou condenados ao ostracismo devido a ações ou formas de atuar consideradas incorretas. Em geral, a decisão de condenar uma pessoa a este estado de ostracismo era feita em praça pública, por onde todos os cidadãos se reuniam para debater e votar o caso.

Atualmente, o termo ostracismo pode ser aplicado ou utilizado em diversas situações muito específicas como também gerais. Neste sentido, é comum dizer que uma pessoa sofre algum tipo de ostracismo quando é afastada do resto da sociedade, como acontece muitas vezes com alguns grupos étnicos, sociais e culturais. Ao mesmo tempo, o ostracismo tem a ver com o ato de deixar o país que vive quando uma pessoa é forçada ao exílio por razões políticas ou sociais. Estes casos são bem mais específicos, pois neles podemos falar abertamente de casos particulares em vez de grupos sociais complexos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Ostracismo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/ostracismo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Ostracismo