Conceito de Osteoporose

OsteoporoseA osteoporose é uma das doenças mais comuns que afeta os ossos e como seu próprio nome diz o deixa poroso. Sua incidência é maior nas mulheres do que nos homens. Aproximadamente, de cada 10 mulheres maiores de 50 anos, 3 ou 4 são afetadas.

O osso é um tecido vivo formado por uma matriz mineral e outra de colágeno. A matriz mineral é formada principalmente de cálcio e fósforo, além de outros minerais em menores quantidades como silício e zinco. Para ocorrer o processo de mineralização é necessária a presença de vitamina D.

O tecido ósseo está em constante mudança e isso ocorre graças à ação de dois tipos de células: os osteoblastos, que são capazes de produzir osso novo; e os osteoclastos, que são encarregados da reabsorção do osso existente. Normalmente, há um equilíbrio na ação dos dois tipos celulares e que mantém a massa óssea. A partir dos 40 anos ou então diante de uma série de fatores de risco, a ação dos osteoclastos predomina sobre os osteoblastos diminuindo sua massa óssea e ocasionando assim a osteoporose.

A osteoporose é uma doença silenciosa e assintomática, ou seja, pode estar presente sem que haja qualquer tipo de sintoma ou incômodo. A mesma não causa dor ao menos que haja uma fratura. Muitas vezes, a doença é diagnosticada diante de uma fratura posterior a um leve traumatismo. Essas fraturas ocorrem com maior frequência no pulso ao apoiá-lo para evitar uma queda. Também podem ocorrer na coluna vertebral ocasionando uma corcunda característica das pessoas idosas, além da quebra do fêmur.

Para identificar o diagnóstico precoce dessa doença, é necessária a realização de um exame conhecido como Densitometria Óssea. Esse exame determina a densidade mineral do osso e a expressa em uma unidade conhecida como T Score, que considera os valores abaixo de -2,5 D.E (desvio padrão) e que correspondem à unidade grama de osteoporose. Se os níveis estiverem no limite entre -1,0 e -2,5 D.E ocorre a osteopenia, que apresenta uma diminuição da densidade mineral do osso, mas com pouco risco de fraturas.

Alguns fatores de risco estão associados à osteoporose, tais são os casos de menopausa, consumo de álcool e refrigerante, tabagismo, baixo consumo de alimentos ricos em cálcio, magreza extrema e falta de atividade física. A osteoporose está associada também a outras doenças metabólicas, como os problemas de glândulas tireoides.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Osteoporose. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/osteoporose >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Osteoporose