Conceito de Osteócito

OsteocitoO osteócito é uma célula óssea parte do tecido ósseo, ou seja, ela é intrínseca dos ossos, está alojada justamente em sua matriz, parte mais importante de um osso. Está alojada mais precisamente em uma pequena cavidade por onde propaga extensões que entram em contato com outros osteócitos formando um complexo sistema.

Vale destacar que sua comunicação com os diversos osteócitos é fundamental para ter um controle da quantidade de ossos que se forma ou destrói, ou seja, para manter controlado o equilíbrio dinâmico desta célula tão essencial para o organismo.

Entre as principais funções dos osteócitos se destacam sua capacidade de sintetizar e reabsorver os componentes da matriz, uma vez que os mesmos são muito importantes para a regulação do cálcio.

Os ossos são sem dúvida um dos componentes fundamentais do corpo humano e que formam o esqueleto dos seres vertebrados, caracterizando-se pela dureza de suas peças. Eles têm a importante função de sustentar o corpo humano de maneira ereta, sem falar da sua relevância para o movimento e fundamental para as articulações.

Porém possuem outra função notável que é proteger os órgãos vitais hospedados em vários organismos, nos pulmões, coração, cérebro, entre outros. Isto é, caso aconteça uma queda ou um golpe, precisam primeiramente enfrentar a rigidez do osso que é uma espécie de escudo que protege os órgãos.

Felizmente os ossos apresentam grande capacidade de regeneração e reconstituição, uma vez que costumam ser afetados.

Existem muitas doenças que costumam atingir os ossos, por isso é importante como prevenção fazer o possível para evitá-las. O consumo de alimentos ricos em cálcio como queijo, leite, iogurte, manteiga, entre outros, servem de alguma maneira na contribuição de poder ter ossos fortes.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Osteócito. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/osteocito >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Osteócito