Conceito de Ostentação

OstentacaoA verdadeira chave da felicidade está em ter humilde de ser você mesmo e mostrar-se como realmente é diante dos outros, do contrário, tudo isso causa uma luta interior. Existem pessoas que vivem centradas no que os outros dizem, tem medo de opinar e sofrem por ter que mostrar uma imagem de perfeição aos demais. Isto é o que leva muita gente a cair na ostentação de presumir o excesso daquilo que tem, mas na realidade o que desejam é mostrar às outras pessoas que são felizes.

As pessoas que tendem à ostentação são materialistas e tem o consumismo como modelo de vida. A ostentação não é apenas material, ou seja, uma pessoa pode presumir em excesso que tem uma casa linda, um salário maravilhoso, um cargo de poder ou qualquer outro detalhe deste tipo. Da mesma forma, uma pessoa pode também ter ostentação a nível emocional, como querer sempre ganhar uma discussão ou até mesmo ter a razão de tudo.

A ostentação pode causar rejeição em pessoas que se sentem incomodadas com alguém que transmite valores superficiais da vida. Mas em outros casos, a ostentação também pode causar inveja em pessoas que vivem centradas em sua própria carência.

A chave para frear a ostentação é ser prudente e utilizar o bom senso para entender que a verdadeira felicidade não está na posse, pois ela esconde os prazeres mais simples do dia a dia. A ostentação está ligada à soberba que é orgulhar-se de tudo que se tem.

Nas relações pessoais é fundamental buscar o equilíbrio que surge da igualdade entre uma pessoa e a outra. Ou melhor, é necessário que os dois sejam importantes. Ter humildade para escutar os demais é o primeiro passo para frear a ostentação que busca sempre o protagonismo.

Geralmente há pessoas que tendem à ostentação e procuram preencher-se com coisas materiais para alimentar seus próprios vazios. Em vez de viver focado no exterior, a chave da felicidade reside na introspecção de olhar para dentro de si mesmo, ser sincero e coerente.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Ostentação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/ostentacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Ostentação