Conceito de Ostensiva

OstensivaA palavra ostensiva é um adjetivo que muitas vezes acompanha o termo definição. Assim, o conceito definição ostensiva costuma ser utilizado para esclarecer determinado significado onde o interlocutor tem dificuldades de compreensão. Para entender melhor este significado, o emissor realiza associações baseadas na analogia ou dá exemplos mais específicos (gráficos e visuais) para ajudar a captação da ideia pelo receptor da mensagem.

A definição ostensiva apresenta o significado de um termo, mas dada a dificuldade do termo (por poder ser pouco utilizado) o emissor utiliza exemplos. O uso da definição ostensiva é um modo de colocar palavras em um objeto quando o emissor não encontra o termo mais adequado para expressar ou compreendê-lo.

Em quais situações é melhor fazer uso de uma definição ostensiva? Por exemplo, quando o destinatário da mensagem é uma criança, por causa de sua idade, a mesma tem uma riqueza de vocabulário e um nível de compreensão diferente do adulto. Neste caso, o adulto busca a melhor maneira de transmitir a mensagem adaptada à linguagem infantil. Os exemplos são os mais inusitados para descrever o que se quer transmitir.

Também pode acontecer em uma conversa entre duas pessoas de nível cultural muito diferente, o sujeito utilizar a definição ostensiva para exemplificar o objeto definido utilizando um exemplo concreto e por sua vez explicando de maneira mais detalhada. Assim como um ser humano pode aprender através de histórias moralistas e de onde pode extrair uma conclusão mais específica, da mesma maneira, um exemplo pode clarear um diálogo entre duas pessoas.

Por outro lado, vale ressaltar que existem conceitos que apesar de parecer perfeitamente definidos no calendário são desconhecidos para a maioria das pessoas. Neste caso, em relação a esses conceitos muitas pessoas podem utilizar uma definição ostensiva no lugar do conceito em si. Uma definição ostensiva pode também potencializar o diálogo intergeracional entre uma pessoa jovem e uma pessoa idosa, por exemplo.

No diálogo cotidiano, quando duas pessoas não se entendem bem, pode acontecer do receptor pedir ao emissor um exemplo mais específico daquilo que ele não compreendeu.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Ostensiva. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/ostensiva >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Ostensiva