Conceito de Oscilação

A oscilação é o fenômeno que causa uma mudança no movimento de algo e que é realizado em forma de vaivém.

Oscilação é a expressão de algo em movimento

Dentro da linguagem cotidiana existe uma série de termos equivalentes: balanço, flutuação, mudança, etc. De qualquer forma, a oscilação é algo que está se encontra em movimento. Neste sentido, devem-se levar em conta que o movimento tem várias manifestações, por exemplo, o movimento retilíneo de tipo uniforme ou acelerado, o que se apresenta de forma circular uniforme, a aceleração ou o movimento pendular. Neste último caso, a mudança de posição de um corpo acontece de maneira periódica e repetitiva ao longo de um período de tempo. O exemplo mais conhecido de movimento oscilatório ou pendular é encontrado nos pêndulos de alguns relógios.

Os fatores da física participantes

No ciclo do movimento oscilatório temos as seguintes variáveis físicas: a amplitude ou distância máxima na qual um corpo se move; o período de tempo em que um corpo atua e a frequência ou quantidade de ciclos em uma unidade de tempo. Este movimento apresenta duas opções diferenciadas. Por um lado, o movimento harmônico simples ou amortizado por alguma força.

Os conhecimentos teóricos implícitos no movimento oscilatório permitiram inúmeras aplicações. Provavelmente, a principal é uma medição de tempo mais precisa (não podemos deixar de esquecer que um relógio mede oscilações temporais). Em relação á área da construção, os arquitetos planejam edifícios ou pontes que devem estar protegidos dos movimentos sísmicos da terra, ou seja, de certas oscilações.

Os princípios teóricos de oscilação foram descritos por Galileu no início do século XVII por já entender sua dimensão prática.

Situações com oscilação

Além dos parâmetros próprios deste tipo de movimento físico, a ideia de oscilação está muito presente na comunicação e na vida cotidiana. Vamos ver três exemplos significativos:

- Em uma competição futebolística, várias equipes se enfrentam ao longo de uma temporada. Com o decorrer do campeonato, a posição da tabela vai mudando e com isso há uma oscilação ou variação na classificação dos times.

- No mundo da bolsa, os valores mudam a cada dia e estas variações são analisadas pelos especialistas que observam as oscilações produzidas desde o ponto de vista numérico e durante um período de tempo.

- As oscilações se apresentam em forma de ondas. Assim, o som, as ondas dos terremotos, as ondas dos rádios possuem características próprias deste movimento.

Foto: iStock - freemixer

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Oscilação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/oscilacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Oscilação