Conceito de Ortocentro

OrtocentroA palavra ortocentro é um termo usado exclusivamente dentro da área da Geometria e se refere ao ponto de intersecção na qual se reúnem as três altitudes de um triângulo. Isto é, no ortocentro são cortadas as três alturas de um triângulo e é simbolizado a partir da letra H maiúscula.

O triângulo, por sua vez, é um polígono definido por três retas, as quais são cortadas de dois a três pontos que não se encontram alinhados; os pontos em que se unem as retas são chamados de vértices e as porções de reta que ficam determinadas são os lados do triângulo.

Vale destacar que o ortocentro não significa uma questão insignificante, uma vez que, por exemplo, quaisquer três retas que estão em pares são cortadas em três pontos diferentes, em compensação, no caso dos triângulos, as alturas são cortadas em um mesmo ponto e isso é muito simples de demonstrar através do ortocentro.

Quando o triângulo é acutângulo, ou seja, seus três ângulos interiores são menores que 90º, o ortocentro é o incentro do triângulo órtico, que é aquele que se apresenta como vértice ao pé das três alturas, vale dizer, as projeções dos vértices sobre seus lados. No entanto, o incentro, simbolizado pela letra I, é o ponto em que se cruzam as três bissetrizes dos ângulos interiores do triângulo e cria-se a circunferência inscrita no centro do triângulo em questão.

Por outro lado, se o triângulo é retângulo, aquele que dispõe de um ângulo reto de 90º, o ortocentro coincide com o vértice deste ângulo reto.

E se trata de um ângulo obtusângulo, quando um de seus ângulos interiores é obtuso, ou seja, maior que 90º e os outros dois medem menos que 90º, o ortocentro se localiza por fora do triângulo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Ortocentro. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/ortocentro >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Ortocentro