Conceito de Orografia

Orografia

Referência e estudo da descrição das elevações de um terreno

A orografia é uma disciplina dentro da geografia física que trata da descrição do relevo, desta forma, é responsável de precisar em qual região há montes, montanhas, entre outras formas de relevo. Isto é, basicamente, a orografia se encarrega de descrever certas elevações, como as montanhas, existentes em qualquer parte do planeta.

Para realizar esta tarefa, é necessário o uso de uma representação gráfica, da cartografia mais precisamente. Assim podemos conhecer qualquer tipo de relevo em particular e estudá-lo durante as aulas de geografia na escola.

Uma assistência essencial na projeção da infraestrutura e da ação de outros setores da economia

O conhecimento dos terrenos é extremamente importante para qualquer região, pois disso dependerá a projeção dos planos de infraestrutura como também de qualquer outro plano que se queira traçar em uma região. Tudo isso porque se um terreno que se apresenta desta maneira naturalmente não estiver apto para desenvolver determinada estrutura, deverá ser descartado e pensado em outro. O mesmo ocorre na projeção de uma rodovia, não poderá haver pendências no terreno. Assim, neste sentido de planejamento é importantíssimo o trabalho da orografia.

Não só para o desenvolvimento das obras públicas e privadas é importante o trabalho da orografia, também há outros campos e setores econômicos que a utilizam para obter informação de suas obrigações, como é o caso da agricultura e da mineração por citar alguns dos exemplos mais comuns.

Permite prever os climas

Vale destacar também que através da orografia de um lugar podemos prever seu clima, já que a mesma influencia diretamente a intensidade dos ventos e das chuvas, sendo abundante em ambos os casos.

Um conjunto de montes

Este conceito também é utilizado para denominar de maneira geral o conjunto de elevações, montanhas ou montes que se apresentam em determinada zona geográfica. Quando as elevações são proeminentes costuma-se dizer que há uma importante orografia, já quando não há elevações, a orografia desse lugar é considerada muito pobre.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Orografia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/orografia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Orografia