Conceito » Organizações

Conceito de Organizações




OrganizacoesA palavra Organizações se refere às entidades criadas por indivíduos que compartilham os mesmos interesses e valores e que buscam alcançar certos objetivos. Em uma organização, cada indivíduo cumpre uma função específica e especializada que tem como finalidade a realização de determinados resultados. Em conjunto, tais funções têm como objetivo aproximar-se da organização e devem estar mais ou menos planejadas e sistematizadas para que possam observar os resultados esperados.

Uma organização é basicamente um produto social composto por duas ou mais pessoas. Uma organização deve ter um objetivo para a qual dirigir-se, mas também deve contar com um número de tarefas ou atividades, funções e resoluções que serão eventualmente as responsáveis para atingir esse objetivo. As organizações sociais podem ser concretas ou virtuais; enquanto que as primeiras são tangíveis e conhecidas na realidade de cada dia, muitas outras organizações operam de espaços virtuais e não concretos. Entretanto, uma organização é sempre uma instituição, pois envolve a ordem e a sistematização de determinadas normas de trabalho, operação e resolução.

As organizações sociais podem ser classificadas de diferentes maneiras e a popularidade ou predominância de algumas delas varia com o tempo. Uma forma de classificar as organizações pertencentes a uma determinada sociedade é de acordo com a atividade ou função que desempenham: culturais (uma igreja), políticas (um comitê partidário), de recreação (um clube de bairro), de educação (uma escola), de diversas atividades econômicas (uma fábrica), de serviços (uma empresa de telecomunicações), etc. Estas também podem ser divididas de acordo com a proveniência de seus capitais, por exemplo, se são políticas ou privadas. Por outro lado, uma organização também pode ser descrita de acordo com seu tamanho (grandes, medias, pequenas ou até multiorganizações, quando incluem diferentes tipos de organizações menores em uma só instituição).

Hoje em dia o termo Organizações Não Governamentais (ONG) se popularizou e se refere às organizações que não contam com o apoio direto do Estado e que se sustentam com seus próprios meios ou com a colaboração da sociedade. Estas organizações civis geralmente não têm como objetivo o lucro e são numerosas, pois podem tratar de diversos temas relacionados à sociedade: o cuidado com o meio ambiente, a luta contra a discriminação, o cuidado com os animais, a conscientização sanitária, etc.

>> Próximo - Que Conceito >>