Conceito de Organizacional

OrganizacionalO termo organizacional se refere ao adjetivo qualificativo de qualquer tipo de elemento ou situação relacionada com as organizações de diversos tipos. É possível utilizar esta palavra em inúmeras situações ou fenômenos, podendo variar de uma organização para outra e adquirindo diferentes significados em cada caso.

Uma organização é uma criação social que envolve a reunião de diversos indivíduos que devem ser, na maioria dos casos, superior a outro. Normalmente, uma organização é estabelecida com um propósito e um objetivo definido pelo qual deve concentrar seus esforços e recursos, seja um objetivo lucrativo ou solidário.

Embora as organizações sejam criações humanas, também podem ser observadas organizações animais que, embora sejam primitivas, envolvem o trabalho conjunto em favor de certos objetivos.

É por isso que o termo organizacional se refere a todos os fenômenos, indivíduos ou situações que acontecem dentro ou em relação a uma determinada organização. Hoje em dia, o termo é utilizado em grande parte no ambiente de trabalho ou empresarial em que os sistemas organizacionais são bem característicos. Neste sentido, a dinâmica organizacional e a geração de certos climas são elementos essenciais para o bom funcionamento da organização, tornando-se termos comuns e utilizados no meio profissional.

A cultura organizacional envolve um conjunto de experiências, hábitos, costumes, valores e crenças que caracterizam uma organização. No entanto, essa cultura costuma apresentar várias consequências sobre o comportamento dos integrantes da organização, por exemplo, no que se refere à atração e a seleção de membros, ou na retenção e substituição voluntária dos mesmos.

Enquanto isso, dentro do vasto campo da psicologia, podemos encontrar uma especialidade denominada psicologia do trabalho e das organizações que abordam o comportamento dos indivíduos em seu trabalho e nas organizações, tanto em seu desenvolvimento individual como grupal; e por outro lado, concentram as experiências surgidas no contexto trabalhista.

Em sua abordagem integral, a psicologia organizacional e seus representantes tratam de descrever, explicar e prever alguns comportamentos, como também resolver os conflitos pontuais que surgem deste estudo. O objetivo fundamental de seu trabalho é a melhora no rendimento da organização e que cada integrante goze de um satisfatório desenvolvimento pessoal para que tenha mais qualidade de vida.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Organizacional. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/organizacional >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Organizacional