Conceito » Organização social

Conceito de Organização social




Organizacao-socialEntende-se por Organização social a todo agrupamento de pessoas que se estabelecem a partir de elementos compartilhados, ideias em comum, formas similares de ver o mundo. Além disso, é importante para que tal grupo de pessoas seja considerado uma organização social que exista um objetivo a realizar, seja este solidário ou particular. Isto acontece, pois uma organização social deve existir sempre por uma razão e não por variáveis causais espontâneas (cujo caso não estamos falando de organizações sociais, mas sim de expressões comuns de certos grupos sociais).

As organizações sociais existem desde o momento em que o ser humano começou a viver em sociedade. Apesar de este termo estar em moda e ser atual, as organizações sociais podem tomar diversas formas e assim tem ocorrido ao longo do tempo. Uma das principais características é a de contar com um grupo de pessoas que compartem elementos em comum, interesses e valores similares, ou formas de agir diante de determinadas situações. Ao mesmo tempo, as organizações sociais são estabelecidas sempre com um fim, por exemplo, mudar a realidade que rodeia seus membros, contribuir com discussões sobre determinados temas ou simplesmente compartilhar um momento específico.

Do mesmo modo que as sociedades e as instituições humanas são complexas, as organizações sociais também podem tornar-se altamente complexas e até mesmo conflitantes. Para evitar isto, devem contar com um sistema um pouco rígido de hierarquias que organizem as diferentes tarefas, estabeleçam diversas funções e marquem os objetivos, assim como os resultados a conseguir.

Na atualidade, as organizações sociais são algumas das formas mais importantes no que se diz respeito de construir um mundo melhor. Muitas vezes, as organizações sociais não governamentais (também chamadas de ONG) se estabelecem em áreas onde o Estado não chega e deixa lacunas de atenção e cuidados para aqueles que mais necessitam.

>> Próximo - Que Conceito >>