Conceito de Organização Mundial da Saúde (OMS)

OMSA Organização Mundial da Saúde (OMS) é a instituição pertencente à Organização das Nações Unidas (ONU) dedicada especialmente ao trabalho de uma gama de elementos relacionados à saúde mundial. Criada em 1948, apenas alguns anos depois da fundação da ONU, a OMS é hoje em dia a melhor representante dos esforços humanos em busca por melhores condições de vida e saúde a nível global. Além disso, é a principal representante das estatísticas, informação e recursos relacionados à saúde.

Com sua sede na cidade de Genebra, na Suíça, onde também existe a sede da ONU, a OMS tem como principal objetivo a prestação de um melhor nível de saúde e bem-estar a todas as populações do planeta, independentemente da cultura, da religião ou da sociedade em questão. Neste sentido, a assistência dos países menos desenvolvidos é sem dúvida uma das principais atividades desta organização, pois ali estão os maiores números de doenças e complicações de saúde.

De qualquer forma, a OMS se preocupa principalmente com o trabalho incansável contra o avanço de doenças tais como a AIDS, a malária, vários tipos de gripe, obesidade, diabetes e muito mais, com foco especialmente naquelas que atacam grande parte da população mundial. Além disso, por realizar importantes e abrangentes campanhas de saúde, de prevenção e atendimento, a OMS é também responsável pelo desenvolvimento da base de dados, estatísticas e relatórios nas quais são publicados os elementos necessários para o trabalho conjunto das diversas nações e profissionais de todo mundo. Entre estas publicações, o Relatório Anual da Saúde publicado em 1995 é um dos principais elementos que possui esta organização.

A OMS tem hoje 193 países-membros, considerados associados à organização. Sua estrutura está organizada através de seis escritórios regionais: um na África, outro na Europa, um para as Américas, outro para a Ásia Sul Oriental, um quinto para o Pacífico Ocidental e um último para o Mediterrâneo Oriental.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Organização Mundial da Saúde (OMS)