Conceito de Organismos

OrganismosEntende-se por organismos a todos os seres vivos que compõem os diferentes espaços do planeta Terra e que podem variar em sua forma, característica e elementos primordiais, passando de microrganismos a gigantes animais de mais de cem metros de comprimento. Todos os organismos estabelecem a presença de matéria, assim como a interação permanente entre o interior e o exterior através de diversos tipos de relações biológicas.

Os organismos se caracterizam por ser unicelulares ou pluricelulares, sendo os primeiros compostos por apenas uma célula e os segundos por milhares. Neste sentido, podemos citar vários tipos de organismos de acordo com sua complexidade: as archaeas ou arqueias (que não possuem membrana celular e são mais simples), as bactérias, os protozoários (geralmente unicelulares), os fungos, plantas e finalmente os animais (os mais evoluídos de todos os organismos vivos).

Algumas das habilidades mais importantes de qualquer tipo de organismo é em primeiro lugar a organização (que compõe uma ou várias células), a irritabilidade (ou resposta imediata aos estímulos do exterior), a homeostase (manutenção de uma ordem interna quase que permanente), o desenvolvimento (transformações geradas a partir da evolução), o metabolismo (capacidade de alimentar-se e consumir energia para desenvolver-se), a reprodução (basicamente para a sobrevivência), e por último a adaptação (que permite atravessar por diferentes situações).

Os organismos do planeta Terra são os que possuem característica única para desenvolver-se em suas vidas. Estes organismos precisam de um contato permanente com o meio ambiente e se desenvolvem através de diversas formas, fenômenos e mudanças que os levam a sua evolução ou eventual desaparecimento (caso fracassem em sua adaptação).

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Organismos