Conceito de Organismo Multilateral

Organismo-MultilateralO Organismo Multilateral, também conhecido como Organização Multilateral, é uma organização formada por três ou mais países cujo principal objetivo é trabalhar conjuntamente nos problemas e nos aspectos relacionados com os países que integram a organização.

O multilateralismo é um conceito amplamente utilizado dentro das Relações Internacionais no que se refere à situação de vários países que trabalham em conjunto em relação a um mesmo aspecto ou questão.

Após o término da invasão napoleônica começa consolidar-se essa ideia de multilateralismo e o surgimento de diferentes organismos multilaterais que tem como objetivo trabalhar em conjunto para resolver os problemas de seus integrantes.

A Organização das Nações Unidas, o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio, entre outros, são alguns dos organismos multilaterais mais conhecidos atualmente.

O Fundo Monetário Internacional (FMI), por exemplo, criado sob a convenção de outro organismo multilateral, como as Nações Unidas, no ano de 1945, tem como objetivos primordiais evitar as crises financeiras nos sistemas monetários de seus membros, a promoção de políticas cambiais sustentáveis e de cooperação internacional, a abertura do comércio internacional e a redução da pobreza de todos os países. O FMI é um dos organismos multilaterais e especializados da ONU. Atualmente conta com 185 membros e reside em Washington D.C.

Por um lado, o multilateralismo deste organismo está fielmente expresso na metodologia multilateral que facilita os pagamentos, e por outro lado, pela prestação temporária de recursos financeiros aos membros que apresentam problemas em seus balanços de pagamento, por exemplo, um país inscrito no FMI tem acesso automático a 25% de sua quota.

Assim mesmo como seu nome indica, atua como um fundo em que os países membros podem recorrer em caso de necessidades de financiamento em algum de seus projetos.

Historicamente, os defensores do multilateralismo têm sido aqueles países de poder mediano, como por exemplo, Canadá, Austrália e Suíça, em compensação, os países maiores e mais importantes, como os Estados Unidos, sempre brigaram pela supremacia da unilateralidade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Organismo Multilateral. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/organismo-multilateral >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Organismo Multilateral