Conceito de Ordem

OrdemChamamos de ordem à execução das ações de uma maneira coordenada. A palavra ordem apresenta diferentes acepções, todas as quais remetem a ideia de coordenação, ação conjunta ou firmada de antemão, sucessão e estabelecimento de um cenário de harmonia e equilíbrio.

Quando se diz "dar uma ordem", se refere a dar uma instrução, com frequência obrigatória, em relação a uma ação que deve ser realizada. As ordens costumam ter relação com disposições hierárquicas e devem ser acatadas por indivíduos de grau inferior.

Na informática, as ordens são as instruções que uma instância comanda a outra para sua execução. Uma ordem pode ser algo tão simples como a interação de um usuário com seu computador: o indivíduo seleciona de um menu uma opção ou clica em um ícone, e o processador do sistema recebe uma ordem para ativá-lo, executar um programa ou realizar outro tipo de ação de diversas índoles. A nível interno isto também ocorre: o processador propaga ordens às diferentes partes ou componentes de um sistema para que se comportem de uma determinada forma. Por exemplo, o processador dá ordem para o monitor desligar, ao autofalante de reproduzir música ou à impressora para gerar a cópia de uma imagem. Todas estas ordens ocorrem de forma rápida e permanente, e em muitos casos de maneira simultânea.

Além disso, quando um programador desenvolve um software ou aplicação, também confere uma série de ordens para atuar ou responder de modo que o usuário selecione uma opção ou ative um comando. O programa está predeterminado a responder de uma forma cada vez que o mesmo comando se ative.

Em resumo, todos os componentes de um sistema informático estão interligados entre si com o objetivo de dar e receber ordens para seu funcionamento adequado.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Ordem