Conceito de Oral

Aquilo que está vinculado à boca ou que vem expresso através de palavras e não por escrito

O conceito oral é utilizado em nossa língua basicamente em dois sentidos. Por um lado, para referir a tudo que se encontra vinculado à boca, que é a parte do nosso rosto através da qual ingerimos as bebidas e os alimentos, como também abriga os dentes, responsável pela trituração das comidas.

A boca dos animais cumpre também a função de ser o orifício responsável pela entrada dos alimentos e das bebidas e, em alguns casos, é a parte do corpo que caça outros animais.

Também, no caso das pessoas, a boca é a responsável pelas palavras.

A expressão oral é a maneira principal de expressão e transmissão de costumes

Por outro lado, o termo oral é usado para indicar o que vem expresso nas palavras e não por escrito. Sem dúvidas, a expressão, ou seja, a comunicação oral é a maneira principal que as pessoas têm na hora de expressar-se e manter contato com outros indivíduos.

Porém, não é só através da oralidade que as pessoas de épocas imemoráveis se comunicavam, mas também a expressão em forma de palavras tem sido fundamental na hora de transmitir os usos e costumes de geração para geração, como também as tradições das diversas culturas e civilizações, entre outras questões.

No entanto, deve-se dizer que o conceito oral está especialmente associado à expressão oral, por isso, quando escutamos algo imediatamente pensamos na comunicação que envolve o uso de palavras.

Uma boa expressão oral favorece a compreensão e a comunicação

Expressar-se oralmente exige, em alguns casos especiais, como nos políticos, artistas e professores, uma preparação especial e domínio do assunto. Todas as pessoas falam, porém nesses casos em particular é indicado uma disposição adicional e o mais importante: obter um propósito e poder convencer, ensinar, emocionar, entre outras questões.

Além dessas ocupações que demandam certo domínio da expressão oral, em todos os casos e situações é muito importante saber expressar-se oralmente, pois isso além de abrir muitas portas pode fechá-las também caso a expressão não esteja tão boa e corresponda ao caso.

Foto: gilaxia I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Oral. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/oral >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Oral