Conceito de Orador

Orador

Falar diante do público

Em nosso idioma, podemos chamar de orador toda pessoa que fala em público seja porque trabalha com palestras, dissertações, discursos relacionados a determinado assunto que domina, ou então, por tratar-se de um indivíduo que assume o papel de orador diante de alguma circunstância particular que o leva a pronunciar um discurso ou palavras improvisadas diante de um grande público.

Desta forma, basicamente, este conceito é empregado para designar o indivíduo que fala diante de um grande público.

Condições do orador

Devemos destacar que não é qualquer pessoa que pode assumir o papel de orador, uma vez que é necessária a disposição de certas atitudes e condições para poder desempenhar esse papel. Por exemplo, uma pessoa tímida de voz trêmula dificilmente terá capacidade de discursar diante de um grande número de pessoas, nem mesmo poderá ser um orador ocasional. Algo parecido acontece com o indivíduo que sofre de gagueira, esse distúrbio impossibilita a fluidez para falar tornando-se um impedimento para qualquer orador.

É uma condição essencial para um orador dominar a arte da oratória. Podemos dizer que a oratória é uma das artes mais praticadas e valorizadas desde a antiguidade, especialmente durante a época da Grécia Antiga, onde os filósofos se destacavam como oradores para convencer seus seguidores.

É isso que consiste justamente a oratória: desenvolver certas técnicas e estratégias para falar de maneira eficaz e atrativa podendo satisfazer e comover o público em geral. A ideia é precisamente persuadir os ouvintes para que façam ou se proponham a seguir suas ações.

Mas não é apenas com uma boa oratória que se pode conseguir o público ao seu favor, também é importante que o orador agrade e conquiste o público respeitando alguns aspectos como: boa aparência tanto no físico como na vestimenta, dispor de atitude positiva, ser criativo e sensível, ter uma dicção clara e fluidez com as palavras.

Adaptar-se ao tipo de público para que estejam ao seu favor

É importante mencionar que a metodologia utilizada pelo orador varia de acordo com o público e o assunto a ser tratado, pois claro, não é o mesmo discursar para um público em caso de homenagem a um colega falecido do que discursar na faculdade sobre alguma apresentação de trabalho.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Orador