Conceito de Oração Composta

Oracao-CompostaPodemos dizer que uma oração é composta quando em seu enunciado aparecem duas formas verbais (ao contrário da oração simples que só tem uma). Vamos ver vários exemplos de orações compostas:

“Leu o romance e ficou satisfeito”

“Preocupa-me a opinião que as pessoas têm”

“Querem que eu deixe o cargo”

Nos três exemplos, cada oração apresenta duas partes diferenciadas que combinam entre si e cada parte é conhecida como proposição. A combinação gramatical de cada proposição pode ser realizada de três maneiras diferentes: através da coordenação, da justaposição e da subordinação.

Orações compostas coordenadas

A principal característica destas orações é que se encontram no mesmo plano sintático, ou seja, têm a mesma categoria e, além disso, estão ligadas por um vínculo ou nexo. Vamos ver três exemplos concretos:

“Minha equipe ganhou a partida, mas ainda não é a campeã”.

“Cheguei cedo em casa e preparei a janta”.

“Meu amigo estuda e seu primo trabalha”.

Existem várias possibilidades de orações compostas coordenadas, dependendo do tipo de nexo que as interliga. Por um lado, temos a oração copulativa (o amigo brinca e seu primo lê), também existe a disjuntiva (me dá o dinheiro ou vai embora), a distributiva (aqui chove, ali faz sol), a adversativa (ganhei a partida, mas não fiquei satisfeito), e por último a explicativa (é um trabalhador muito jovem, ou seja, não tem experiência).

Orações compostas justapostas

Nestas orações não há uma palavra que atue como nexo de união, mas há um sinal de pontuação que relaciona as duas partes da oração composta. Novamente ilustramos esta explicação com alguns exemplos:

“Faz muito frio, vou colocar um casaco”.

“Há uma grande preocupação: o perigo é eminente”.

Orações compostas subordinadas

A característica fundamental destas orações é a relação de dependência de uma parte sobre a outra. Em outras palavras, há uma oração principal e outra que se encontra subordinada. Vamos observar dois exemplos concretos:

“Ele disse que chegará o quanto antes”.

“Fico me perguntando se ele virá no próximo fim de semana”.

As orações compostas subordinadas apresentam por sua vez três modalidades diferentes: a subordinação adverbial (farei quando puder), a subordinação substantiva (ele me comentou que não faria mais isso) e a subordinação adjetiva (os alunos suspensos foram embora contentes).

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Oração Composta. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/oracao-composta >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Oração Composta