Conceito de Oração Afirmativa

Oracao-AfirmativaO estudo das orações faz parte de uma das estruturas da linguagem: a gramática. E as orações afirmativas são por sua vez uma classe de oração que depende da atitude da pessoa que fala.

Uma oração afirmativa é aquela que pretende ser objetiva e descreve uma determinada realidade. É uma das duas opções (junto com a oração negativa) que faz parte das orações enunciativas, também conhecidas como asseverativas ou declarativas. Assim, ao enunciar uma ideia em forma de oração podemos afirmar ou negar algo.

Vamos ver alguns exemplos concretos de orações afirmativas: “São oito horas em ponto” “Tenho fome” e “É um jogo divertido”. Nestes três exemplos há uma informação que a princípio corresponde à verdade e que pretende comunicar algo com objetividade. Com a incorporação da palavra Não em qualquer uma delas, a oração se converte em negativa.

Para considerar que uma oração é afirmativa é necessário atender ao tipo de mensagem realizada pelo falante. Na comunicação cotidiana, as orações afirmativas são as mais comuns e se apresentam em diversas formas verbais (são empregadas nas respostas, na descrição de acontecimentos, no presente simples ou composto, no passado, entre outras). Entretanto, em cada oração existe uma determinada intenção e por este motivo vale a pena recordar os diversos tipos de oração em função da atitude de quem está falando.

Tipos de oração conforme a intenção da mensagem

Existem as orações interrogativas, apresentadas em forma de pergunta que podem ser diretas ou indiretas: “que horas são?” ou ainda “por que você fez isso”.

As orações exclamativas expressam surpresa, alegria ou indignação e normalmente terminam com um de sinal de exclamação: “o que disse!”, “não acredito!”, “que confusão!”.

As orações duvidosas

Expressam dúvida: “talvez ele tenha razão”, “talvez devesse pensar de novo”.

As orações exortativas

Informam sobre uma proibição ou ordem: “traga-me um copo de água agora mesmo”, “volte para casa antes das dez”.

As orações desiderativas

Expressam desejo: “que você passe bem esses dias”, “espero que você ganhe”, “tomara que consiga”.

As orações de possibilidade

Indicam que existe uma probabilidade a respeito de algo ou que há uma mensagem de suposição: “acredito que eles virão logo”, “deveria estar aqui”.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Oração Afirmativa. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/oracao-afirmativa >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Oração Afirmativa