Conceito de Oposto

OpostoOs seres humanos estão acostumados a rotular a realidade a partir de conceitos contrários: alegria e tristeza, dor e prazer, branco e negro, medo e coragem, alto e baixo, doce e salgado, entre outros. Estes são apenas alguns exemplos de termos opostos que qualquer um pode encontrar em um dicionário e que mostra a realidade do ser humano que está marcado por conceitos opostos e significados contrários.

Ter um bom domínio da linguagem é fundamental em qualquer tipo de situação, por exemplo, durante a realização de uma entrevista de trabalho, na realização de um exame, ou inclusive, em uma conversa do cotidiano. Ter riqueza de vocabulário significa ter um claro domínio dos termos opostos e dos sinônimos que nutrem o campo semântico de grande diversidade.

É comum a utilização de termos opostos dentro de um processo de raciocínio baseado em argumentos concretos. Neste caso, os termos opostos servem para dar maior claridade no ponto de vista ao estabelecer comparações entre os termos.

Por outro lado, todo ser humano aprende a partir de sua experiência. Nem sempre percorremos o caminho mais curto para chegar a um ponto específico, em certas ocasiões, damos muitas voltas. Assim acontece quando através da experiência descobrimos que já não queremos algo e preferimos o contrário. A realidade nos oferece várias opções, diferentes caminhos e o mais importante é lembrar que as coisas nem sempre são da maneira que queremos, mas que existem pontos intermediários entre dois conceitos opostos que permitem descrever a realidade de uma forma mais amável e sem tanto dramatismo.

Existe uma luta contrária entre dois conceitos opostos. E esta oposição também está bem viva internamente. Assim acontece, por exemplo, na luta dos egos, nas contradições internas, nas dúvidas, etc. Perdemos muita energia quando nos debatemos diante de duas situações contrárias do cotidiano, por exemplo, a dúvida de seguir um caminho ou fechar as portas para aquilo.

Na fase da adolescência, é comum os filhos serem contrários aos pais, ou seja, fazem o oposto do que eles dizem. Nas relações humanas, é gratificante poder estabelecer conversas a partir de pontos de vista opostos com o objetivo de aprender mutuamente com o outro. Seria muito chato viver em um mundo em que todos têm a mesma opinião. Por exemplo, na televisão, são organizados debates entre candidatos com pensamentos e propostas opostas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Oposto