Conceito de Oportunidade

O termo oportunidade se refere ao momento propício para algo, para realizar um negócio, concretizar uma relação amorosa, ou então para realizar a famosa viagem tão ansiada e desejada, ou seja, qualquer ação realizada durante esse período ou momento propício terá um final feliz.

No entanto, a oportunidade pode ser ou estar constituída por fatores intrínsecos ou extrínsecos ao sujeito. No caso dos intrínsecos, são aqueles que dependem exclusivamente da pessoa, por exemplo, esta é a oportunidade que tenho de viajar a Europa porque recebi um dinheiro de indenização e assim poderei arcar como os gastos da viagem. Já os extrínsecos, são aqueles que não têm a ver com o sujeito e sim com um terceiro, por exemplo, os preços dos imóveis baixaram consideravelmente em relação ao ano anterior, assim será a oportunidade que tenho de comprar minha casa.

Alguns conceitos vinculados ao termo e que são comuns às pessoas são as oportunidade de trabalho, que se referem à oferta de um cargo de trabalho com excelentes condições de contratação; e a outra muito utilizada é a de pedir uma oportunidade, usada geralmente quando alguém deseja pedir algo ao outro, por exemplo, após o baixo rendimento no exame, Laura pediu nova oportunidade ao professor de matemática para tentar melhor rendimento.

Por outro lado, em algumas partes do mundo costuma-se relacionar o termo oportunidade com a venda de artigos de consumo a preço muito baixo. Por exemplo, o supermercado atacadista possui um setor de oportunidades na qual se pode encontrar muita mercadoria a preço baixo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Oportunidade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/oportunidade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Oportunidade