Conceito de Operativo

OperativoOperativo é tudo aquilo que se encontra em funcionamento. Este adjetivo é aplicado normalmente na tecnologia ou nos sistemas organizacionais para indicar sua utilização com normalidade. Quando isso não ocorre, costuma-se dizer que algo não está operativo, ou seja, não funciona por algum motivo (por algum motivo técnico, obra ou mudança de infraestrutura).

Entendendo operativo como algo que está ativo, em funcionamento

Há outro aspecto da palavra analisada. Afirmar-se que algo está operativo quando é útil, serve e cumpre a função correspondida. Vamos pensar em uma máquina de escrever antiga. Ao vê-la seria lógico pensar que se trata de um elemento decorativo, mas que poderia estar em uso de modo operativo. Certos objetos ou utensílios antigos continuam sendo utilizados porque são eficientes ou até por outras razões (alguns trens antigos continuam circulando por motivos turísticos e algo similar ocorre com os aviões, barcos e outros meios de transporte). Assim, o operativo é tudo aquilo que cumpre uma função independente de qualquer outra circunstância.

No campo da informática

Na área da informática, um dos conceitos fundamentais é o sistema operativo, um termo que traduzido ao inglês se chama operating system. Desta maneira sintética, pode-se definir um sistema operativo como um software ou conjunto de programas que possibilitam a um usuário relacionar-se e interagir com um computador, executando programas que previamente foram instalados no disco rígido.

O que é uma operação policial?

No contexto da segurança de um país, os corpos policiais utilizam certos sistemas para lutar contra o crime, as conhecidas operações policiais. Trata-se de estratégias organizacionais para combater as inúmeras formas de delinquência, especialmente relacionadas ao narcotráfico, aos bandos de criminosos, assim como as redes ilegais de prostituição, máfias ou de qualquer indivíduo ou grupo contrário às leis.

No campo policial, um operativo envolve a organização de recursos técnicos e humanos em um complexo desdobramento. O fundamental em qualquer operação policial é que sua aplicação não levante suspeita e assim os grupos ilegais possam ser presos e estarem à disposição de justiça. Alguns termos sinônimos são os seguintes: macro-operação, dispositivo, operacional, entre outros.

Frequentemente, estas estratégias recebem um nome chave, é empregada a palavra operação seguida de um conceito relacionado ao crime em questão. O nome de uma operação serve a policia para referir-se a ela sem levantar suspeitas e, ao mesmo tempo, é utilizada pelos meios de comunicação quando essa operação já é conhecida pela opinião pública.

Foto: iStock - Eduardo Luzzatti

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Operativo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/operativo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Operativo