Conceito de Operador

OperadorO operador é um profissional que pode desempenhar-se em diversas indústrias e áreas, entre elas, rádio, televisão, informática, atendimento ao consumidor, construção, física e muitas outras. O operador costuma ser o encarregado de mediar funcionalmente entre uma tecnologia ou dispositivo tecnológico e outra instância que pode ser outro operador, profissional ou do público em geral.

Há diferentes tipos de operadores. Por exemplo, na área dos meios de comunicação, um operador pode ser aquele que coordena o funcionamento de determinada maquinaria como câmeras, microfones, equipamentos de edição e outros aparelhos. No rádio, mais precisamente, o operador é o profissional que, em direta relação com o condutor e produtor do programa, trata de executar as intervenções sonoras e musicais pertinentes que lhe sejam indicadas por meio de um script ou ao vivo através de sinais ou outros indicadores.

Em um serviço de atendimento ao cliente, o operador ou a operadora pode ser o indivíduo com a função de comunicar a um indivíduo com uma instituição ou de responder consultas informativas de um consumidor sobre um produto ou serviço. Se tratar de um serviço técnico, o operador costuma ter uma formação ou conhecimento específico sobre certa prestação de maneira de poder resolver - frequentemente via telefônica ou on-line - diferentes tipos de problemas ou imperfeições que podem ocorrer com um dispositivo como uma televisão ou um computador. Em outros casos, o operador pode ir ao domicilio ou ao escritório do cliente para tentar resolver o problema ali mesmo. Além disso, os operadores costumam ter a função da instalação de prestações e aparelhos como televisões, ar condicionados, modems e muitos outros.

Um operador de computador costuma ser o indivíduo com ampla formação em informática e que pode solucionar inúmeros erros ou defeitos técnicos, oferecer assessoria e, inclusive, programar e projetar novas funcionalidades para o dispositivo. Os operadores informáticos são de alto valor para instituições de todo tipo, desde políticas até militares, passando por áreas educativas, sociais e culturais.

Em outros ambientes, como na construção arquitetônica, um operador ou operário costuma ser a pessoa encarregada do funcionamento de uma determinada maquinaria. Com frequência, o operário é o único indivíduo na construção capacitado para dirigir certos aparelhos ou ferramentas e, por onde, seu trabalho é altamente requisitado na indústria.
Inclusive em outras áreas, com na ciência e na saúde, um operador possui conhecimentos técnicos que outros envolvidos não possuem e são vitais na hora de mediar entre a tecnologia e os seres humanos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Operador. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/operador >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Operador