Conceito de Ontologia

OntologiaDentro da filosofia, a Ontologia é a parte da metafísica, uma das disciplinas mais importantes dentro do campo filosófico, que trata do ser em um sentido geral e de suas propriedades mais transcendentais.

A ontologia ou teoria do ser como muitos gostam de chamar, trata do estudo de tudo aquilo que é, como é, e o que é possível, ocupando da definição do que é o ser e o que não é, e do estabelecimento das categorias fundamentais ou dos modos gerais de ser que tem as coisas partindo do estudo profundo de suas propriedades, estruturas e sistemas.

Entre outras questões, a ontologia se centraliza em como os entes podem ser classificados de maneira determinada, dentro de uma hierarquia e subdivididos de acordo com as semelhanças e as diferenças que apresentam. Dentro destas entidades podem ser citados os objetos, as pessoas, os conceitos, as ideias, entre outras.

Em um sentido geral, podemos dizer que a ontologia trata das concepções da realidade, suas relações e características.

Sua denominação como antologia se reporta ao século XVII, mais precisamente no ano 1613 e é o filósofo Rodolfo Goclenio, em sua obra chamada Lexicon philosophicum, quo tanquam clave philosophiae fores aperiuntur, que pela primeira vez utilizou e afirmou o termo que sustentou há anos, que a antologia é a filosofia da arte. Assim, o restante dos usos se tornou o mesmo e contribuiu ainda mais em identificá-la com a metafísica.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Ontologia