Conceito de Onívoro

OnivoroO conceito onívoro é utilizado em nosso idioma para denominar os animais que se alimentam tanto de plantas como de animais. Isto é, os animais classificados como onívoros apresentam uma alimentação bem mais ampla e variada, diferentemente de outros animais como os carnívoros que apenas comem carne e os herbívoros que se nutrem de plantas.

Os corvos são uma espécie de ave bastante comum que pertence à categoria dos onívoros, inclusive, há muitos especialistas que atribuem sua longa existência no planeta por causa desta sua característica particular em relação à alimentação na qual se aproveita da carniça, dos cereais, frutas, insetos e outros pequenos animais.

No entanto, a espécie humana, embora algumas posições sejam contrárias, também pode ser classificada como onívora, uma vez que os seres humanos se alimentam tanto de plantas através das frutas e verduras, como de carnes através dos animais mortos como os bois, vacas, porcos, entre outros.

Desde os primórdios do planeta, o homem sobrevivia das frutas e vegetais que colhiam e das carnes que caçavam oportunamente para alimenta-se.

Também é importante destacar que do ponto de vista nutricional, a ingestão tanto de carnes como de vegetais sempre foi considerada ideal para as condições mais aptas e a partir de um ponto de equilíbrio.

Obviamente existem posições opostas como a dos vegetarianos e mais extremistas como dos veganos que promovem uma alimentação exclusiva à base de vegetais e que condenam a ingestão de carnes por considerar um crime matar um animal para se alimentar. Lembrando que esta prática virulenta afeta a qualidade da carne a ser consumida.

Por outro lado, há estudos que reprovam o consumo da carne animal por este desenvolver problemas de saúde em muitas pessoas como as doenças cardiovasculares.

Assim mesmo, os vegetarianos afirmam que as características intrínsecas dos humanos os tornam herbívoros por natureza.

Este é um tema com muitas arestas e que está aberto a uma série de polêmicas que parece não ter mais fim...

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Onívoro