Conceito de Onicofagia

OnicofagiaExistem alguns comportamentos que indicam certo tipo de desordem. As atitudes externas podem ser o reflexo de algum mal-estar interior. Por exemplo, a onicofagia significa o hábito de roer as unhas de forma compulsiva por parte de algumas pessoas com algum tipo de nervosismo especial e que criam uma relação de dependência com essa mania pouco saudável. Este gesto se torna um problema quando a pessoa não consegue controlar o vício e fica dominada por esse tique nervoso.

As consequências desse tique nervoso têm a ver com o mal-estar interior da pessoa, assim como as feridas físicas nos dedos é fruto de morder as unhas. Trata-se de um hábito que pode trazer péssimas consequências em relação à imagem como numa entrevista de trabalho, num encontro amoroso ou em qualquer acontecimento importante. Os dedos com unhas mordidas causam péssima imagem, especialmente, nas pessoas adultas.

O fato de produzir feridas nos dedos pode ocasionar algum tipo de infecção e causar dor física. A onicofagia atinge especialmente as pessoas na infância ou na adolescência. Entretanto, é um distúrbio que também pode acontecer na idade adulta e arrastar-se por muito tempo.

Trata-se de um transtorno que apesar de ser manifestado como um gesto externo pode ser o indicativo de que algo não vai bem com seu mundo emocional. É um problema que pode ser superado com um tratamento adequado, no entanto, é fundamental determinar a causa desse mal-estar. Neste caso, entre as causas mais possíveis existe uma lista interminável de opções: problemas de trabalho com alto nível de estresse, situação de desemprego, obesidade, conflitos de casal, solidão profunda, etc. Do ponto de vista mais profundo, este tique nervoso pode estar vinculado a problemas de baixa autoestima e imagem negativa.

O processo de superação desse problema exige uma tomada de consciência por parte da pessoa que sofre de onicofagia. Assim o indivíduo deve ter compromisso com o tratamento indicado, força de vontade, superação, resistência e persistência. Superar esse problema significa ganhar liberdade interna e, além disso, ter a sensação de calma e tranquilidade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Onicofagia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/onicofagia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Onicofagia