Conceito » Ondas

Conceito de Ondas




OndasTermo de conceito variado, abrangente e extenso que envolve sobretudo o campo da física, e neste aspecto a ciência define onda como uma espécie de alteração que se expande em qualquer meio como pode ser o ar ou a água. Esta alteração é transferidora de energia de um determinado ponto a outro diferente, porém a matéria contida na energia desta expansão não é transferida através deste fenômeno. As ondas podem ser classificadas de varias maneiras e no que se refere a propagação de energia definem-se como Unidimensionais: que são aqueles tipos de ondas que se propagam em uma dimensão somente; as ondas bidimensionais são aquelas que são propagadas naquilo que definimos como num plano e, seguindo com a definição em termos físicos de onda, nos restam as ondas tridimensionais que são aquelas que são propagadas em todas as direções e se propagam a todos os lados.

Quando nos referimos ao termo onda na natureza temos aqueles tipos de ondas que fazem uso de um meio natural para se locomover, ou seja, ondas mecânicas; podemos usar como exemplo a corda de um instrumento musical ou as ondas formadas por esta; as ondas que não fazem uso de um meio natural para propagar-se, ou que não necessitam o mesmo para expandir-se como, por exemplo, as ondas radiofônicas, os raios “X”, etc, são denominadas ondas eletromagnéticas.

A velocidade, a frequência, o comprimento e o período de uma onda são termos que estão ligados às ondas e são consideradas grandezas que fazem com que uma onda se propague. A onda é um fenômeno muito observado por todos e está presente na vida cotidiana.

Um exemplo de onda dentro da natureza é uma onda em uma praia; para entender melhor este fenômeno da natureza devemos observar os elementos que fazem com que possa existir uma onda: o vento e a água. As ondas se propagam ao sabor dos ventos e geram um espetáculo comum e que pode ser observados por todos aqueles que residem ou que visitam uma zana costeira.

Outro exemplo abstrato de onda são aquelas transmitidas através do ar e que chegam aos receptores conhecidos como rádios e que propagam o som através de distancias impensáveis. Assim entendemos que as ondas estão presentes na nossa vida ainda que não possamos vê-las.

>> Próximo - Que Conceito >>