Conceito » OMS

Conceito de OMS




O conceito da OMS é usado para descrever mais rapidamente a agência das Nações Unidas formalmente chamada Organização Mundial de Saúde. Sua principal função e a responsabilidade é a de gerenciar as políticas de promoção, prevenção e intervenção em todos os assuntos relacionados à saúde, mas em um nível global.

A OMS foi criada a pedido do Conselho Econômico e Social, a sua primeira reunião foi em 1948 na cidade de Genebra.
Nas palavras de sua constituição que é o documento que rege as suas funções e estrutura, o seu objetivo principal e primordial é que todos os povos do mundo, independentemente de cores políticas, raça ou qualquer outra diferenciação, têm direito e podem desfrutar dos mais elevados possíveis no que diz respeito ao bem-estar da saúde. De acordo com este órgão, bem-estar da saúde, inclui a saúde não só física mas também mental e social de um indivíduo.

A OMS é composta por 193 Estados membros que são os que governam a organização através da Assembleia Mundial de Saúde, nela, cada vez que é feita esta reunião, devem estar presentes todos os representantes. Geralmente, este grupo de pessoas encontra-se no mês de maio de cada ano e é em ocasião dessas reuniões aonde se definem as políticas financeiras da organização, assim como as aprovações relevantes para os programas projetados e avaliação daqueles que estão se realizando.

Enquanto isso, para torná-lo um organismo eficiente é renovado a cada três anos o seu Conselho Executivo composto por 34 membros, especialmente técnicos no campo da saúde, cuja função principal é dar efeito a todas as decisões tomadas na assembleia e aconselhar sobre questões específicas, quando for necessário.

Por outro lado, o que é dito como trabalho diário da OMS, é feito pelo secretariado, que consiste de 3.500 pessoas, técnicos, pessoal de apoio e pessoal de saúde, que irá dividir o trabalho da sede, nos seis escritórios regionais (África, Europa, Sudeste Asiático, Leste do Mediterrâneo, Pacífico Oriental e Américas) e nos países membros.

As principais atividades que a OMS desenvolve em todo o mundo são: classificação de todas as doenças, confecção da lista de medicamentos essenciais, a toma de medidas para conter uma epidemia, assistência econômica aos países menos desenvolvidos, o desenvolvimento de um programa estadual contra o vírus da Aids, garantir a todos o acesso a medicamentos e as campanhas que tendem a prevenir a doença ou para oferecer nova e melhor qualidade de vida dos doentes.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)