Conceito de Oligarquia

OligarquiaEste é um termo que tem uma definição muito extensa, porém a análise do mesmo começa na sua origem: Grécia Antiga onde o termo “oligarkhía” significa governo de poucos, ou seja, um governo reduzido; um sistema político que concentra o poder na mão de poucas pessoas ou de um pequeno grupo que pode pertencer a uma mesma família; também pode pertencer a um determinado grupo político ou até mesmo a um grupo financeiro e/ou econômico. Este tipo de governo, a oligarquia, é comumente responsável por políticas que normalmente são geridas para conseguirem-se benefícios baseados em interesses comuns ao grupo ao qual pertencem, deixando de fora outros interessados sejam eles quais forem e que se não pertencem a este reduzido grupo, não usufruem das vantagens conseguidas pelo mesmo.

O monopólio dos mercados, da política e até mesmo da cultura de uma nação, ainda que esta seja democrática, é na sua maioria inerente daquilo que conhecemos por oligarquia. Podemos usar como exemplo de prática de oligarquia quando os cargos mais altos e melhores remunerados de uma empresa são ocupados por quem faz parte de uma oligarquia onde seus membros possuem na prática, mais direitos do que aqueles que não fazem parte dessa minoria.

Comumente, este sistema político social é dominado pela elite, onde a participação de cidadãos comuns é rechaçada e o povo fica de fora de tudo àquilo que promove a oligarquia. Na história temos muitos exemplos de oligarquias, tanto na antiguidade como na atualidade. Se prestarmos atenção à história, poderemos comprovar que um dos exemplos clássicos de oligarquia era o Senado da República da Antiga Roma. Entre outros exemplos similares estão Atenas e Esparta que são outros dois bons exemplos para considerar-se sobre o que significa o termo oligarquia.

Conceitua-se o oligarca, que é o estereótipo deste conceito, um ser desprovido de ética e que não tem a mora como um dos bastões da sua formação. É muito comum nominar a corrupção e a violência como companheiras inseparáveis da oligarquia, já que para fazer uso da mesma, normalmente recorre-se a este tipo de ação. A oligarquia é sinônimo de anomalia no que se refere ao um sistema democrático, porém, ainda nos dias atuais é uma triste realidade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Oligarquia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/oligarquia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Oligarquia